Projeto proíbe políticos e seus parentes de comandar concessionárias — Rádio Senado

Projeto proíbe políticos e seus parentes de comandar concessionárias

LOC: OS POLÍTICOS E SEUS PARENTES PODEM SER PROIBIDOS DE COMANDAR AS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS, COMO AS EMPRESAS DE TELEFONIA, ÁGUA OU ENERGIA.

LOC: É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA QUE DEVE SER ANALISADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A proposta proíbe os políticos eleitos e seus parentes de até terceiro grau, como pais, marido e mulher, irmão, filho, tio, neto e bisneto, de administrarem ou representarem concessionárias de serviços públicos, como as empresas de telefonia, água e saneamento ou energia elétrica. O autor do projeto, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, argumenta que a medida busca impedir o loteamento político destas empresas e os casos de corrupção na corrida eleitoral, além de garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população. O relator, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, elogiou a iniciativa e incorporou ao texto que as empresas devem declarar publicamente que cumprem a nova regra para não perderem o direito de explorar os serviços públicos.

(Luiz Henrique) Trata-se de projeto moralizador de iniciativa do senador Inácio Arruda... É um projeto que se autoexplica e o meu parecer é pela aprovação, com a emenda estabelecendo a exigência de declaração de parte da concessionária de que não tem como dirigente, administrador ou representante que exerceu ou exerce mandato eletivo, ou seja deste parente até o terceiro grau.
 
(Repórter) Caso a proposta seja aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, ela seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
18/03/2013, 01h09 - ATUALIZADO EM 18/03/2013, 01h09
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00