Requião considera legítima posse do vice de Hugo Chávez na Venezuela — Rádio Senado

Requião considera legítima posse do vice de Hugo Chávez na Venezuela

LOC: O PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL, SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, CONSIDERA LEGÍTIMA A POSSE DO VICE DE HUGO CHÁVEZ NA VENEZUELA. 

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES FIZERAM UM PARALELO COM O BRASIL DE 1985 - TANCREDO NEVES ADOECEU NA VÉSPERA DE TOMAR POSSE E O VICE, JOSÉ SARNEY, ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPÓRTER NARA FERREIRA.  

TÉC: Hugo Chávez, 58 anos e no poder desde 1999, foi operado em dezembro em Havana - pela quarta vez - contra um câncer detectado em 2011. Segundo dados oficiais, ele apresenta insuficiência respiratória causada por infecção pulmonar. Reeleito em 7 de outubro passado, Chávez deveria tomar posse no próximo dia 10, diante da Assembleia Nacional, como determina a Constituição. Para o governo venezuelano, se Chávez não comparecer nesta quinta-feira, poderá tomar posse em outra data, diante do Tribunal Supremo de Justiça. Mas a oposição afirma que o mandato de Chávez termina no dia 10 e que, se ele não assumir, o presidente da assembleia deve ser empossado e marcar novas eleições, e não o vice-presidente Nicolás Maduro. O Senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, presidente da Representação Brasileira no Parlasul, ressalta que o caso venezuelano é diferente do Paraguai, que foi suspenso do MERCOSUL, acusado de quebra do processo democrático 

(REQUIÃO) Não há nenhuma similaridade com a questão paraguaia com o golpe que depôs o presidente Fernando Lugo. O presidente Chaves ganhou uma eleição extremamente dura, uma imprensa monopolizada e aguerrida, a imprensa privada contra ele...mas há alguma similaridade com a situação vivida com o Brasil, o presidente Tancredo Neves foi hospitalizado... e quem tomou posse no lugar dele como vice presidente em exercício foi o presidente Sarney. Essa é a situação que a Venezuela vive. Absolutamente legítima a posse do vice como foi a de Sarney no Brasil. 

(REP) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, considera desumano cassar um mandato presidencial por motivos de saúde 

(CRISTOVAM) Eu não analiso a constitucionalidade, isso é uma coisa de juristas e inclusive de juristas venezuelanos. Analiso do ponto de vista político. Se a constituição impede que o presidente Chaves reeleito tenha sua posse adiada por razões de saúde, acho que a constituição é antidemocrática e desumana... Vejo isso na ótica de brasileiro que acompanhou, que passou por Tancredo neves. 

(REP) O assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, esteve em Havana e confirmou que o estado de Chávez é grave. O governo brasileiro descartou que exista uma situação de instabilidade na Venezuela e considera que a Constituição do País prevê mecanismos para uma sucessão posterior.
08/01/2013, 11h53 - ATUALIZADO EM 08/01/2013, 11h53
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00