Projeto torna públicos sigilos bancário e fiscal de candidatos a cargo eletivo — Rádio Senado

Projeto torna públicos sigilos bancário e fiscal de candidatos a cargo eletivo

LOC: AS INFORMAÇÕES  BANCÁRIAS, FISCAIS E SOBRE O PATRIMÔNIO DE POLÍTICOS PODERÃO SER PÚBLICAS A PARTIR DO REGISTRO DAS CANDIDATURAS. 

LOC: É O QUE PROPÕE O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE EM INICIATIVA QUE ESTÁ SOB ANÁLISE NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Pela proposta do senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, a partir do momento em que for oficializada a candidatura para qualquer posto dentro da política brasileira, de vereador à Presidência da República, as informações passam a ser públicas. Dados bancários, fiscais e sobre patrimônio ficam, automaticamente, à disposição do Ministério Público, dos Tribunais e dos Conselhos de Contas e até mesmo de organizações da sociedade civil organizada, desde que registradas na Justiça Eleitoral. Cristovam acredita que esta medida será importante para o combate à corrupção. 

(CRISTOVAM BUARQUE): Fazer com que haja total transparência para que o eleitor saiba. Agora também tem outra razão: é que ao existir isso não tenha dúvida que as pessoas vão tomar um cuidado muito especial na hora de buscar dinheiro em fontes escusas. Em fontes que eles teriam que dar explicações depois de por que receberam este dinheiro. 

(REP): Se aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta será enviada para análise na Câmara dos Deputados. 
04/01/2013, 03h32 - ATUALIZADO EM 04/01/2013, 03h32
Duração de áudio: 01:05
Ao vivo
00:0000:00