Comissão aprova projeto que cria faixa exclusiva para motociclistas — Rádio Senado

Comissão aprova projeto que cria faixa exclusiva para motociclistas

LOC: OS MOTOCICLISTAS PODEM GANHAR FAIXA EXCLUSIVA DE CIRCULAÇÃO NAS GRANDES CIDADES. 

LOC: UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA QUER AUMENTAR A SEGURANÇA DO TRÂNSITO E DIMINUIR OS ACIDENTES COM MOTOS. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A Comissão de Infraestrutura aprovou o projeto do senador Jorge Viana que trata da implantação de faixa exclusiva para motocicletas em vias de grande circulação. Pela proposta, nas ruas, avenidas e estradas com grande volume de tráfego, vai caber aos órgãos de fiscalização de trânsito de cada cidade definir a criação de faixas exclusivas para motocicletas e similares. Os motoristas de carros, ônibus e caminhões que descumprirem a determinação poderão ser multados por infração grave. O relator da proposta, senador Marco Antonio Costa, do PSD de Tocantins, acredita que a medida vai aumentar a segurança do tráfego, principalmente nas grandes cidades. 

(Marco Antonio costa) Por acreditar ser possível o convívio harmônico no trânsito onde o respeito entre as diversas categorias de veículos, de maior porte com os de menor porte, deve ser alcançado com incentivo a comportamentos de segurança das diversas categorias de usuários através de campanhas de transito educativas, melhora na sinalização é incremente da fiscalização na busca incansável da segurança das vias públicas.

(REPÓRTER) O senador José Pimentel do PT do Ceará, apoiou a iniciativa. Ele destacou que é preciso diminuir o número de acidentes com motociclistas. 

(José Pimentel) Essas iniciativas aqui tomadas vem a atender ou minimizar a grave epidemia que esta acontecendo no Brasil que são os graves acidentes de motos no transito brasileiro.

(REPÓRTER) Com a aprovação da proposta na Comissão de Infraestrutura, o projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
06/12/2012, 00h52 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 00h52
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00