Cientistas discordam da criação de estatal para o monopólio de patentes — Rádio Senado

Cientistas discordam da criação de estatal para o monopólio de patentes

LOC: OS CIENTISTAS DISCORDAM DA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA ESTATAL PARA O MONOPÓLIO DE PATENTES.  

LOC: O TEMA FOI DISCUTIDO EM UMA AUDIENCIA PÚBLICA DA COMISSSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A comissão de ciência e tecnologia ouviu especialistas de diversas instituições ligadas a área científica sobre o projeto que autoriza o governo federal A criar uma empresa para a gestão do licenciamento de pesquisa nos biomas. Pelo projeto, a empresa a ser criada também fica responsável por todas as patentes obtidas por meio de pesquisas conduzidas nos biomas brasileiros. Os convidados fizeram sugestões para a melhoria do projeto e todos discordaram da proposta de monopólio das patentes. A representante do ministério da ciência e tecnologia Mercedes Bustamante explicou que a medida vai impedir a inovação tecnológica na indústria brasileira. 

(Mercedes Bustamante) eu acredito que sobretudo nessa área, monopólio de patentes não combina com a inovação que a gente quer e com o sustentável da biodiversidade. Eu acredito que ela é contraditória com tudo que estamos trabalhando, com o arcabouço do incentivo, estimula a inovação pra trazer a industria brasileira pra inovação tecnológica" 

(Ana) os especialistas do setor farmacêutico, e de institutos de pesquisa, explicaram que o registro de patentes, primeiro passo para o desenvolvimento de produtos, é um dos estímulos a que a industria faça investimentos em ciência e busque parceria com universidades e centros de pesquisa. O relator da proposta, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, afirmou que vai acatar as sugestões dos expositores. 

(Valdir Raupp)  Eu tenho certeza que esse será mais um projeto que nos vamos pegar todas as idéias, para acatar todas as sugestões. mas muitas coisas poderão ser mudadas de acordo com o autor com o relator e o trabalho das comissões. 

(Ana) O projeto de autoria do senador Sergio Souza já foi aprovado pela comissão de meio ambiente e ainda deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.
28/11/2012, 00h53 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 00h53
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00