Senado quer criar fundo para combater aumento da violência nos estados — Rádio Senado

Senado quer criar fundo para combater aumento da violência nos estados

LOC: O SENADO QUER CRIAR O FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA COMBATER O AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM ALGUNS ESTADOS, DEVIDO À AÇÃO DO CRIME ORGANIZADO.

LOC: O FOCO DO PROJETO É AUMENTAR OS RECURSOS PARA A ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA. SAIBA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Está na Comissão de Constituição e Justiça, sob a relatoria do senador Aécio Neves do PSDB de Minas Gerais, o projeto de João Capiberibe do PSB do Amapá que cria o "Fundo Nacional da Segurança Pública". Esta proposta procura criar receitas permanentes para o setor, através da vinculação de percentuais da arrecadação de alguns Impostos com a destinação de verbas para os Estados investirem mais na segurança pública. O dinheiro deverá ser usado na compra de equipamentos e para aumentar o efetivo, além da melhoria do salário das forças de segurança. O senador João Capiberibe apresentou a proposta depois de constatar que a destinação de verbas para o PRONASCI, que é o "Programa Nacional de Segurança com Cidadania", caiu muito nos últimos 2 anos. Ele acredita que isso não deve acontecer no mesmo momento em que alguns Estados tem sofrido com a ação cada vez mais ousada do crime organizado.

(JOÃO CAPIBERIBE): A segurança do cidadão e da cidadã é delegada aos Estados brasileiros. São os Estados que se encarregam de nos garantir a segurança e sentimos uma precariedade. Há um sentimento de insegurança do cidadão. É necessária uma Política Nacional e como não se faz política sem Orçamento, a nossa proposta, que tramita na Casa, tem objetivos claros de suprir estas necessidades de recursos dos Estados. 

(REP): Se for aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
16/11/2012, 01h01 - ATUALIZADO EM 16/11/2012, 01h01
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00