Presídios menores podem facilitar ressocialização, acredita Maldaner — Rádio Senado

Presídios menores podem facilitar ressocialização, acredita Maldaner

LOC: A CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS MENORES PODE SER A SOLUÇÃO PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA NO PAÍS. 

LOC: O SENADOR CASILDO MALDANER ACREDITA QUE UNIDADES PRISIONAIS PEQUENAS FACILITAM A RESSOCIALIZAÇÃO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A onda de violência que se espalhou por São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina nas ultimas semanas trouxe de volta uma discussão que preocupa a sociedade, a punição dos criminosos e a situação precária do sistema penitenciário brasileiro. O senador Casildo Maldaner, do PMDB catarinense, alertou para o fato da superlotação e a convivência de criminosos de alta periculosidade com aqueles que cumprem penas mais brandas impedirem que os condenados voltem à sociedade recuperados. 

(Casildo Maldaner) Não é segredo para ninguém que, nessas condições, o sistema não consegue cumprir a função preconizada pela Constituição e consolidada em nossa legislação penal, a ressocialização dos apenados. Em vez disso, nossas penitenciárias tornarem-se escolas do crime. 

(Ana) Casildo Maldaner defendeu que na discussão da reforma do Código Penal, os senadores busquem formas para que as punições sejam mais eficazes para a reintegração do preso à sociedade. Uma das alternativas propostas para isso seria a construção de pequenos presídios para atender um numero restrito de municípios e permitir o contato mais próximo com os familiares e a comunidade e evitar a formação de novas associações criminosas dentro dos presídios.
16/11/2012, 11h59 - ATUALIZADO EM 16/11/2012, 11h59
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00