Senado celebra os 63 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros — Rádio Senado

Senado celebra os 63 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros

LOC: O ANIVERSÁRIO DE SESSENTA E TRÊS ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS, AMB, FOI CELEBRADO NO SENADO.

LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL NO PLENÁRIO DA CASA NA MANHÃ DESTA SEGUNDA FEIRA MARCOU A DATA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: Fundada em 10 de setembro de 1949, a AMB foi criada para valorizar a carreira da magistratura e para esclarecer a sociedade sobre a importância do Poder Judiciário. A entidade representa juízes federais, estaduais, juízes militares e juízes trabalhistas. O autor do pedido da sessão especial foi o senador Eunicio Oliveira, do PMDB do Ceará que preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. No plenário Eunicio Oliveira lembrou a atuação da entidade na valorização do poder judiciário.

(Eunicio Oliveira) A AMB ainda extrapola sua função primordial de defensora dos direitos de seus associados e se posiciona como uma entidade que busca a promoção do debate, o esclarecimento da população a respeito das atribuições do Poder Judiciário, especialmente a difusão da justiça social de uma forma direta, concreta e real

(REPÓRTER) Uma das ações da AMB, lembradas na homenagem foi a campanha que levou à criação do Cadastro Nacional de Adoção. A senadora Ana Amélia, do PP do rio Grande do sul, destacou que o trabalho da associação mostra que o poder judiciário é essencial na construção da democracia.

(Ana Amélia) Independente de defenderem as questões corporativas da Instituição, mas eu foco na questão essencial, que é a importância do Poder Judiciário no processo democrático e no Estado de direito.

(REPÓRTER) Os oradores aproveitaram a ocasião para defender o fim da aposentadoria compulsória aos setenta anos de idade para servidores públicos e magistrados.
05/11/2012, 00h52 - ATUALIZADO EM 05/11/2012, 00h52
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00