Decisão do Governo garante inclusão do VLT nas obras do PAC — Rádio Senado

Decisão do Governo garante inclusão do VLT nas obras do PAC

LOC: A INCLUSÃO DO METRÔ DE SUPERFÍCIE DO DISTRITO FEDERAL NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO GARANTE QUE BRASÍLIA TERÁ O VLT, VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS. 

LOC: FOI O QUE DEFENDEU O SENADOR GIM ARGELLO, AO ANUNCIAR A DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.  

TÉC: As obras do Veículo Leve sobre Trilhos de Brasília, o VLT, foram iniciadas em 2009 e marcadas por uma série de problemas. Foram suspensas pela primeira vez em 2010 por determinação da Justiça, por suspeita de fraude. Como a licitação inicial foi anulada e o processo teria que recomeçar, o governo do DF anunciou que não havia mais tempo para concluir nem ao menos o primeiro trecho de seis quilômetros e meio, que ligaria o aeroporto à Asa Sul, até a Copa do Mundo de 2014. A obra foi excluída na última semana de setembro da Matriz de Responsabilidades da Copa, documento que lista os projetos de infraestrutura prioritários para o Mundial, como aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria. O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, anunciou no entanto um acordo com o governo federal para que o VLT migrasse para o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, o que garante a continuidade das obras. 

(Gim Argello) O Veículo Leve sob Trilhos no Distrito Federal, que já tem uma obra feita ali perto do Setor Hospitalar Sul, onde interrompe o trânsito há mais de três anos, um viaduto inacabado. Esse VLT, que a semana passada foi anunciado que estaria fora das obras da Copa, foi confirmado agora que voltou para as obras do PAC. Então, o Distrito Federal vai ter o VLT, que vai vir do aeroporto, vai vir pela parte sul de Brasília, passando por toda a W3 Sul, reativando aquela que é uma das mais principais avenidas de Brasília. E agora nós temos certeza de que nós vamos ter o VLT. 

(Repórter) A primeira linha do VLT de Brasília terá 22 quilômetros e meio, divididos em três trechos, ligando o Aeroporto Internacional à zona sul, norte e central, passando pela região hoteleira e pelos setores comerciais norte e sul. A obra tem orçamento previsto em 277 milhões de reais.
10/10/2012, 01h52 - ATUALIZADO EM 10/10/2012, 01h52
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