Indicação de Teori Zavascki para o STF deve ser votada após 1º turno das eleições — Rádio Senado

Indicação de Teori Zavascki para o STF deve ser votada após 1º turno das eleições

LOC: O SENADO DEVE VOTAR APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS A INDICAÇÃO DE TEORI ZAVASCKI PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

LOC: NA RETOMADA DA REUNIÃO, PREVISTA PARA OUTUBRO, ELE DEVE SE MANIFESTAR SOBRE ASSUNTOS POLÊMICOS, COMO PORTE DE DROGAS E ABORTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

TÉC: A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça de Teori Zavascki, indicado para o Supremo Tribunal Federal, foi suspensa e deve ser retomada após o primeiro turno das eleições municipais, no dia 7 de outubro. Apenas cinco dos 25 senadores inscritos questionaram Teori Zavascki. E perguntaram sobre temas polêmicos em discussão na Suprema Corte e no Congresso Nacional, como o julgamento do mensalão, o porte de drogas, a cassação e perda do mandato de parlamentares condenados pelo STF e a garantia constitucional à vida, que envolve questões como aborto e eutanásia. O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, disse que o adiamento da votação para outubro vai permitir um debate mais aprofundado.

(Taques) Até em homenagem à própria excelência do ministro, é um homem de bem, que tem uma vida pública decente, é um professor, tem um conhecimento notável das ciências jurídicas. Agora, os senadores não podem ser impedidos de perguntar.

(REPÓRTER) Antes de a sessão ser adiada, Teori Zavascki admitiu a possibilidade de participar do julgamento do mensalão, mas disse que a decisão cabe ao STF. No entanto, ele negou a intenção de pedir vista do processo, o que poderia atrasar a sentença sobre o caso. O magistrado também explicou que seu eventual voto não poderia beneficiar os acusados, já que se a votação estiver empatada, o desempate só serviria para condenar o réu. Teori Zavascki ainda revelou que a dúvida sobre se pretende ou não julgar a ação penal 470 o deixa desconfortável.

(Teori) Digo isso porque sou o primeiro interessado, no momento de assumir possivelmente o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, de que não paire qualquer dúvida a respeito de eventuais motivos que possam ter determinado a minha escolha. Isso não faz jus à minha trajetória de juiz e não seria agora que eu iria admitir que isso fosse acontecer

(REPÓRTER) A indicação de Teori Zavascki para o STF deve ser analisada pelos senadores da CCJ, em votação secreta, e em seguida, pelo plenário do Senado.
26/09/2012, 01h08 - ATUALIZADO EM 26/09/2012, 01h08
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00