Senado deverá votar recondução de integrante do Conselho do MP — Rádio Senado

Senado deverá votar recondução de integrante do Conselho do MP

LOC: O PLENÁRIO SENADO DEVERÁ VOTAR NO PRÓXIMO ESFORÇO CONCENTRADO A RECONDUÇÃO DO PROFESSOR LUIZ MOREIRA GOMES JÚNIOR PARA O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 

LOC: O NOME FOI APROVADO, NESTA QUARTA-FEIRA, APÓS SABATINA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O placar foi apertado na Comissão de Constituição e Justiça. A indicação do professor Luiz Moreira Gomes Júnior para ser reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público obteve onze votos favoráveis e nove contrários. O professor foi alvo de denúncias, segundo as quais ele teria recebido diárias em excesso e usado demais o carro oficial. Os senadores Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, e José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, quiseram saber se as acusações são verdadeiras. Luiz Moreira atribuiu as denúncias a dois procuradores e negou a veracidade das mesmas. 

(Luiz Moreira Gomes Júnior) Eu não vou entrar honesto no Conselho. Trabalhar dois anos dedicadamente e sair corrupto não, porque eu não sou corrupto. E nem exerci aquele cargo com nenhum propósito espúrio. 

(Repórter) O senador Pedro Taques considerou grave a situação. O representante do PDT de Mato Grosso pediu mais cuidado nas sabatinas. 

(Pedro Taques) Todos nós senadores recebemos essa denúncia. E nós temos a obrigação constitucional de questionar o sabatinado sobre ela. Agora, o fato é grave. Eu com todo respeito aos colegas. Eu não sei por que as sabatinas, elas devam ser feitas de afogadilho. Sem que nós possamos ter um conforto na convicção para votar contra ou a favor. 

(Repórter) Apesar do resultado favorável à indicação, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou um pedido para que dois procuradores, que seriam os autores da denúncia prestem esclarecimentos à comissão.
30/08/2012, 06h49 - ATUALIZADO EM 30/08/2012, 06h49
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00