Congresso Nacional comemora os 124 anos da abolição da escravatura — Rádio Senado

Congresso Nacional comemora os 124 anos da abolição da escravatura

LOC: O CONGRESSO NACIONAL COMEMORA DESDE A MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA OS 124 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA COM UMA SESSÃO SOLENE. 

LOC: SENADORES E DEPUTADOS LEMBRARAM, ENTRETANTO, QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER FEITO PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS POSSAM SER CONSIDERADOS LIVRES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A sessão solene que lembrou o 13 de maio de 1888, data da assinatura da Lei Áurea, que tornou ilegal a escravidão no Brasil, foi aberta pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney. O senador do PMDB do Amapá lembrou que apesar de pequena nas palavras, pois era composta por apenas dois artigos, a Lei Áurea representava muito sangue, suor, dor, sofrimento e luta. E que ainda há muito a ser feito. 

(SARNEY): Uma obra que nunca realizaremos em sua plenitude porque ficará para sempre a mancha indelével, a maior talvez da história do brasil mas que precisamos nos esforçar a cada dia para realizar o resgate, a injustiça que a história cometeu. 

(REP): Já o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lamentou a existência de outras formas de escravidão no Brasil, como o analfabetismo. E fez um apelo para que o Senado vote logo a mudança na Constituição que determina a desapropriação de qualquer terra, urbana ou rural, onde for constatado trabalho escravo. 

(CRISTOVAM): Temos a obrigação de nos próximos dias ou semanas aprovar, senador Sarney, aprovarmos aqui a lei que transforma em crime, que permite a desapropriação de terra para qualquer um que for dono de propriedade onde haja trabalho escravo. 

(REP): Apresentada em 1999, a chamada PEC do Trabalho Escravo foi votada no Senado em 2001 e aprovada, com modificações, no último dia 22, na Câmara dos Deputados.
28/05/2012, 01h31 - ATUALIZADO EM 28/05/2012, 01h31
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00