Processo contra Demóstenes deve ser concluído antes do recesso, diz relator — Rádio Senado

Processo contra Demóstenes deve ser concluído antes do recesso, diz relator

LOC: O PROCESSO DISCIPLINAR CONTRA O SENADOR GOIANO DEMÓSTENES TORRES DEVE SER CONCLUÍDO ANTES DO RECESSO PARLAMENTAR DE JULHO. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O RELATOR NO CONSELHO DE ÉTCA, SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO. SAIBA QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DA REPRESENTAÇÃO CONTRA DEMÓSTENES TORRES NA REPORTAGEM DE PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: O parecer que o senador Humberto Costa pretende entregar até o final de junho ao Conselho de Ética poderá concluir pela procedência da representação contra o senador Demóstenes Torres ou por seu arquivamento. Os senadores do colegiado terão então um prazo de dez dias para decidir se acatam ou não a decisão do relator que, no caso de julgar procedente a representação poderá determinar uma advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do mandato ou perda definitiva do cargo de senador. Se o Conselho de Ética decidir pela perda do mandato o parecer será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça que terá o prazo de cinco sessões para decidir sobre os aspectos constitucionais, legais e jurídicos do processo. Ele então é encaminhado à Mesa Diretora, publicado no Diário do Senado e incluído na Ordem do Dia. A perda do mandato será decidida em sessão aberta mas em votação secreta, pela maioria absoluta de votos. Humberto Costa afirmou que pretende concluir todas as etapas do processo até julho e espera que antes do recesso parlamentar ele seja votado pelo Plenário.

(Humberto Costa) Eu vou fazer todo o esforço para que plenário vote ou o arquivamento ou alguma punição antes do recesso parlamentar. Eu acho que é um dever que o Senado tem com a sociedade brasileira de faze esse processo andar rapicamente. 

(REP) Estão sujeitos à perda do mandato o senador que entre outras coisas, receber vantagens indevidas e praticar irregularidades graves no desempenho do mandato.
17/05/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 17/05/2012, 01h19
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00