Senadores elogiam integrantes da Comissão da Verdade — Rádio Senado

Senadores elogiam integrantes da Comissão da Verdade

LOC: OS SENADORES ELOGIAM A ESCOLHA DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DA VERDADE FEITA PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

LOC: O COLEGIADO TERÁ O PRAZO DE DOIS ANOS PARA INVESTIGAR AS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS COMETIDAS PELOS MILITARES NA ÉPOCA DA DITADURA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

TÉC: Por designação da presidente Dilma Rousseff o ex-ministro da Justiça no governo FHC, José Carlos Dias; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp; o ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles; a advogada Rosa Maria da Cunha; o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro; a psicanalista Maria Rita Kehl; e o jurista José Cavalcante Filho, vão integrar a Comissão da Verdade. Eles terão o prazo de dois anos para investigar as violações aos direitos humanos cometidas pelos militares na época da ditadura. O senador Pedro Simon do PMDB do Rio Grande do Sul elogiou as indicações. 

(Simon) Foi sensacional na dignidade e na seriedade. Ela escolheu um que ex-ministro do Fernando Henrique, outro que foi ministro do Sarney. Nota 10, nota 10. A melhor coisa que poderia ter acontecido. São os nomes que você olha e nem sabe. Sensacional. REP: O senador Mozarildo Cavalcanti do PTB de Roraima minimizou a demora da indicação dos integrantes da Comissão. 

(Mozarildo) Não houve açodamento. Acho que ela deve ter pensando bem os nomes. Conheço alguns, outros não conheço. Acho que essas pessoas têm compromisso com a Nação e não com o governo ou com quem as nomeou. 

REP: Já o deputado Jair Bolsonaro do PP do Rio de Janeiro ainda questiona o fato de a Comissão da Verdade não ter nenhum militar. 

(Bolsonaro) eles vão continuar buscando maneira de enxovalhar os militares, de ridicularizá-los e de fazer com que nós passemos a ser para a sociedade um bando de torturados e facínoras que buscou o poder a todo custo para impor uma ditadura ao país. REP: Mas o senador Romero Jucá do PMDB de Roraima explicou que a Comissão da Verdade não será revanchista. 

(Jucá) A Comissão vai elucidar fatos, vai clarear a história, vai levantar pontos ainda obscuros. Mas não tem como atribuição abrir processo, isso a Lei da Anistia já resolveu. Portanto, não é uma comissão de revanchismo. É uma comissão de levantamento da nossa história, passada a limpo de forma democrática e responsável.  

REP: O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, reiterou que a Comissão não está voltada para punição. 

(Dipp) A intenção e a determinação legal da criação da Comissão tem outros objetivos que não o e punição e de revanchismo e sim de reconstituição da verdade e harmonização da sociedade com seu passado. A Comissão da Verdade será instalada na quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff. A solenidade contará com a participação dos ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique e Luiz Inácio Lula da Silva.
11/05/2012, 01h09 - ATUALIZADO EM 11/05/2012, 01h09
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00