CCJ vota nesta quarta projeto que permite maior inclusão digital — Rádio Senado

CCJ vota nesta quarta projeto que permite maior inclusão digital

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DE UM FUNDO PARA FINANCIAR AÇÕES DE INCLUSÃO DIGITAL E CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. 

LOC: ENTRE AS MEDIDAS PREVISTAS, ESTÃO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS NOTURNOS E NOS FINS DE SEMANA, A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E O ACESSO GRATUITO À INTERNET. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER): A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, busca permitir a inclusão digital das pessoas carentes e aumentar as oportunidades de trabalho e o valor dos salários dos trabalhadores de baixa renda. O projeto estabelece a criação do Fundo de Extensão da Educação Profissional, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, do Orçamento Geral da União e de outras fontes. A receita pode chegar a 400 milhões de reais por ano e o dinheiro deve financiar escolas, universidades e entidades que ofereçam os chamados programas de Capacitação Tecnológica da População. Entre as ações previstas, estão a oferta de cursos básicos e técnicos noturnos e nos fins de semana, atividades de extensão e de assistência técnica rural, formação e qualificação profissional, treinamento de professores e alunos de escolas públicas e acesso gratuito à internet. O relator, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, explicou que a proposta vai beneficiar principalmente as regiões menos desenvolvidas do interior do país e com maior percentual de analfabetismo. Para Arruda, a inclusão digital vai melhorar a distribuição de renda e permitir que os pobres tenham melhores condições de emprego. 

(INÁCIO ARRUDA) É esse o desejo do projeto, é esse o cerne do projeto: oferecer formação tecnológica para o conjunto da população, o conhecimento, chegar ao conjunto da população, mesmo àqueles que não alcancem a universidade ou um curso numa escola técnica. É a sua preocupação com as pessoas mais simples para que elas possam acessar também a mais sofisticada tecnologia. A possibilidade que o conhecimento alcance a todos os brasileiros 

(REPÓRTER) Depois de ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta deve passar pelas comissões de Educação, de Assuntos Econômicos e de Ciência e Tecnologia. 


30/04/2012, 01h37 - ATUALIZADO EM 30/04/2012, 01h37
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00