CCJ aprova projeto que prevê decisão coletiva para dar mais segurança a juiz — Rádio Senado

CCJ aprova projeto que prevê decisão coletiva para dar mais segurança a juiz

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA CONCLUIU A VOTAÇÃO DE UMA PROPOSTA QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE UM COLEGIADO PARA JULGAR DELITOS PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. 

LOC: O OBJETIVO É REDUZIR O RISCO DE PRESSÕES OU RETALIAÇÕES CONTRA JUÍZES E SERVIDORES DO JUDICIÁRIO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O chamado "juiz sem rosto" serve para proteger os magistrados que julgam casos que envolvam organizações criminosas. Pelo texto, as decisões deverão ser tomadas por um colegiado de juízes, para evitar a personalização da sentença. Um sorteio deve definir quem vai participar do processo, que poderá ter reuniões sigilosas. O projeto também prevê uma série de medidas para aumentar a proteção de juízes e servidores, como oficiais de justiça. Os veículos utilizados por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público poderão temporariamente utilizar placas especiais de forma a impedir a identificação de seus usuários. O presidente da CCJ, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, elogiou a iniciativa. 

(Eunício) Este projeto de é de extrema relevância para a segurança pública, para a segurança dos juízes, e para que os juízes possam ter autonomia, autoridade e segurança no seu trabalho

(REP) Uma sugestão aprovada pela CCJ garante aos juízes que estiverem em situação de risco a proteção da polícia judiciária, de órgãos de segurança institucional ou da Polícia Militar. A proposta deve ser analisada pelo plenário do Senado.
11/04/2012, 02h04 - ATUALIZADO EM 11/04/2012, 02h04
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00