Sarney apoia projeto que pode reduzir julgamento de recursos em juizados — Rádio Senado

Sarney apoia projeto que pode reduzir julgamento de recursos em juizados

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO QUER RAPIDEZ NA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE PODE REDUZIR O JULGAMENTO DE RECURSOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS. 

LOC: A PROPOSTA, JÁ APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DEVE CHEGAR AO SENADO NOS PRÓXIMOS DIAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

(Repórter) O presidente da Associação dos Juízes Federais, Gabriel Wedy, conseguiu apoio do presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, para a votação do projeto que cria o cargo de juiz das turmas recursais dos juizados especiais. Segundo ele, a dedicação exclusiva desses magistrados vai reduzir de 3 anos para 4 meses o prazo de julgamento dessas ações. O juiz afirmou que o projeto vai fazer com que os processos questionando o pagamento de pensões ou de tratamentos médicos e de remédios, por exemplo, tenham uma decisão mais rápida. 

(Gabriel Wedy) A população brasileira precisa de um processo rápido. A criação desse juizado vai atingir as pessoas que litigam nas ações de até 60 salários mínimos. Foi gratificante para nós receber o apoio do presidente José Sarney com sensibilidade social. Esperamos que o Senado vote rapidamente esse projeto de lei em benefício da população brasileira. 

(Repórter) O presidente José Sarney acredita que os líderes partidários vão apoiar a votação imediata do projeto por se tratar de uma proposta de grande alcance social. Ele ressaltou que a proposta não cria novas despesas. 

(José Sarney) A criação dos juizados especiais, sobretudo, porque evita o acúmulo muito grande de processos referentes às classes mais pobres. Ele cria justamente os juizados e não cria cargos porque funcionará com a estrutura que já tem. 

(Repórter) Em todo o país, há mais de 1 milhão de recursos nos juizados especiais aguardando julgamento. O projeto, que cria 225 cargos de juízes das turmas recursais dos juizados especiais, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Assim que chegar ao Senado, será discutido pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário.
10/04/2012, 10h03 - ATUALIZADO EM 10/04/2012, 10h03
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00