Projeto já está no Senado e deverá ser votado até maio — Rádio Senado

Projeto já está no Senado e deverá ser votado até maio

LOC: O PROJETO DA LEI GERAL DA COPA JÁ ESTÁ NO SENADO, E DEVERÁ SER VOTADO ATÉ MAIO.

LOC: ALGUNS PARTIDOS JÁ ANUNCIARAM QUE VÃO TENTAR MODIFICAR A PROPOSTA DOS DEPUTADOS, EMBORA OS ALIADOS SE ARTICULEM PARA APROVAR O TEXTO DA CÂMARA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Menos de uma semana depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado a Lei Geral da Copa, o projeto já chegou ao Senado. Pelo menos dois dos três relatores que vão analisar a proposta nas Comissões de Constituição e Justiça; de Assuntos Econômicos; e de Assuntos Sociais já foram definidos. O senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba emitirá o parecer na CCJ e o senador Francisco Dornelles do PP do Rio de Janeiro na CAE. O senador Valdir Raupp do PMDB de Rondônia afirmou que os líderes da base aliada pretendem manter o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados para que a proposta possa ir logo para a sanção presidencial e acabar com polêmicas envolvendo a Federação Internacional de Futebol, a Fifa, que cobra pressa do Brasil nos preparativos do Mundial.
 
(Valdir Raupp) Não podemos evitar que sejam travadas aqui várias discussões a esse respeito. Não temos como precisar o dia certo ou a semana certa que será votada. Agora há um esforço dos líderes para que seja votada do jeito que foi votado pela Câmara para ganhar tempo e para acabar com essa polêmica que está prejudicando a imagem do Brasil.
 
(Repórter) Mas se depender de alguns parlamentares, o projeto será modificado. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, avisou que vai retomar a discussão sobre a venda de bebidas alcoólicas. A oposição e a bancada evangélica tentaram barrar o comércio de cervejas dentro dos estádios durante votação na Câmara. Mas a base aliada argumentou que o Brasil assumiu um compromisso com a Fifa ao destacar que um dos patrocinadores dos jogos no Brasil é uma marca de cerveja. Randolfe Rodrigues sustentou que as regras da Copa não podem se sobrepor às leis brasileiras, como o Estatuto do Torcedor, que proíbe a venda de bebidas dentro dos estádios.
 
(Randolfe Rodrigues) Tem outros problemas, mas temos que modificar esse. Se não a Lei da Copa vira a Lei do Copo. Vai ser uma lei que vai burlar a nossa legislação e vai instituir a prática da bebida alcoólica, que é uma droga nociva como tantas outras. Tem muita coisa para ser modificada inclusive a Lei da Copa não ser a Lei do Copo.
 
(Repórter) O líder do PT, senador Walter Pinheiro da Bahia, espera que o Senado vote a Lei Geral da Copa até maio. Entre os artigos do projeto estão o que garante a meia-entrada para idosos e o que prevê um ingresso de 25 dólares para estudantes e beneficiários de programas sociais. Também está prevista punição maior para quem piratear os produtos da Fifa.
02/04/2012, 05h41 - ATUALIZADO EM 02/04/2012, 05h41
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00