CMA debaterá projeto que facilita reclamação sobre companhias aéreas
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE REÚNE-SE NESTA TERÇA-FEIRA PARA DEBATER, ENTRE OUTROS PROJETOS, O QUE FACILITA A RECLAMAÇÃO DE CLIENTES SOBRE COMPANHIAS AÉREAS.
LOC: AS QUEIXAS CHEGARIAM VIA INTERNET, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ:
(REPÓRTER) Atrasos e cancelamentos de vôos, problemas com bagagem, falta de informação nos guichês. Quando o assunto é o serviço prestado pelas companhias aéreas no Brasil, as queixas são as mais variadas. E, se depender de projeto em análise na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado, quem voa de avião terá mais uma ferramenta para enviar suas reclamações: uma página na internet. Este site seria mantido pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - e, além de receber críticas dos consumidores, também divulgaria indicadores de desempenho das companhias. O autor do texto é o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, para quem o recebimento de queixas via internet permitirá maior rapidez na apuração dos fatos pela ANAC e na aplicação de penalidades às empresas.
(SÉRGIO SOUZA) Dizer para o cidadão: você pode ir à delegacia, no setor de reclamações ou nos juizados que foram instalados em alguns aeroportos, ir lá e reclamar. Ele vai lá tem uma fila, é uma hora a mais que ele vai perder para fazer isso quando ele poderia estar fazendo isso do seu meio de transmissão; hoje o celular, a maioria tem acesso à internet, então, a minha intenção é a interatividade do cidadão com o setor responsável de controle.
(REPÓRTER) O relator do projeto é o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí. Ele propõe que a opinião do consumidor seja levada em conta, mas que não seja o único critério na avaliação do desempenho das companhias aéreas. Sérgio Souza concorda com o relator.
(SÉRGIO SOUZA) Eu acho isso prudente e inteligente. Concordo com o senador João Vicente Claudino de que não pode ser o único parâmetro.
(REPÓRTER) Se aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça, que dará a palavra final sobre o assunto no Senado.
LOC: AS QUEIXAS CHEGARIAM VIA INTERNET, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ:
(REPÓRTER) Atrasos e cancelamentos de vôos, problemas com bagagem, falta de informação nos guichês. Quando o assunto é o serviço prestado pelas companhias aéreas no Brasil, as queixas são as mais variadas. E, se depender de projeto em análise na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado, quem voa de avião terá mais uma ferramenta para enviar suas reclamações: uma página na internet. Este site seria mantido pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - e, além de receber críticas dos consumidores, também divulgaria indicadores de desempenho das companhias. O autor do texto é o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, para quem o recebimento de queixas via internet permitirá maior rapidez na apuração dos fatos pela ANAC e na aplicação de penalidades às empresas.
(SÉRGIO SOUZA) Dizer para o cidadão: você pode ir à delegacia, no setor de reclamações ou nos juizados que foram instalados em alguns aeroportos, ir lá e reclamar. Ele vai lá tem uma fila, é uma hora a mais que ele vai perder para fazer isso quando ele poderia estar fazendo isso do seu meio de transmissão; hoje o celular, a maioria tem acesso à internet, então, a minha intenção é a interatividade do cidadão com o setor responsável de controle.
(REPÓRTER) O relator do projeto é o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí. Ele propõe que a opinião do consumidor seja levada em conta, mas que não seja o único critério na avaliação do desempenho das companhias aéreas. Sérgio Souza concorda com o relator.
(SÉRGIO SOUZA) Eu acho isso prudente e inteligente. Concordo com o senador João Vicente Claudino de que não pode ser o único parâmetro.
(REPÓRTER) Se aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça, que dará a palavra final sobre o assunto no Senado.