Base da Antártida e consulta ao SPC para contratar funcionários estão na pauta — Rádio Senado

Base da Antártida e consulta ao SPC para contratar funcionários estão na pauta

LOC: NESTA SEMANA, OS SENADORES VÃO DISCUTIR AS AÇÕES DO GOVERNO PARA RECONSTRUIR A BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA.

LOC: E A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTE UMA SÉRIE DE PROJETOS RELACIONADOS AOS DIREITOS DAS MULHERES. MAIS DETALHES SOBRE OS TRABALHOS DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER) Na segunda- feira, as comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos vão discutir a recente decisão do Tribunal Superior do Trabalho que permite as empresas consultarem cadastros de devedores, como o SPC e o Serasa, antes de contratar seus funcionários. Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos deve votar uma proposta que proíbe a cobrança antecipada de mensalidades de serviços como academias, planos de saúde e escolas. No mesmo dia, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo se reúne para debater a logística dos aeroportos brasileiros. Já os senadores das Comissões de Ciência e Tecnologia, de Relações Exteriores e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle recebem os ministros da Defesa, Celso Amorim, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Raupp, para esclarecer as providências tomadas pelo Governo para reconstruir a Estação Antártida Comandante Ferraz e a retomada das pesquisas do Programa PROANTAR. Um incêndio no final de fevereiro destruiu setenta por cento das instalações da base brasileira. O presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que é preciso unir forças para garantir a reconstrução da estação.

(RODRIGO ROLLEMBERG) Nós temos que aproveitar esse triste episodio ,para unir forças , no sentido de garantir imediatamente a reconstrução da base Comandante Ferraz, dentro de novos padrões de conforto e segurança ,garantido nos avanços tecnológicos que tivemos nos últimos anos.

(REPÓRTER) Também na terça-feira, a Comissão de Educação examina o projeto que permite a dedução no Imposto de Renda das doações feitas a universidades públicas. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça analisa a proposta que inclui a agressão de ex-namorado na Lei Maria da Penha. Ainda na quarta, a Comissão de Assuntos Sociais vota uma série de projetos relacionados aos direitos das mulheres, como a proposta que trata da aposentadoria das donas de casa e a que aumenta o tempo de seguro desemprego para mulheres chefes de família. Na quinta-feira, a Comissão de Infraestrutura discute uma proposta que garante duas passagens aéreas de graça por avião para quem tem mais de 65 anos e recebe até dois salários mínimos.
02/03/2012, 03h45 - ATUALIZADO EM 02/03/2012, 03h45
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00