Senadores vão discutir situação dos brasiguaios e dos haitianos no AC — Rádio Senado

Senadores vão discutir situação dos brasiguaios e dos haitianos no AC

LOC: NA PRÓXIMA SEMANA, OS SENADORES VÃO DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A SITUAÇÃO DOS HAITIANOS NO BRASIL E DOS BRASILEIROS NO PARAGUAI.
 
LOC: JÁ A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVE VOLTAR A ANALISAR O ESTATUTO DA JUVENTUDE. MAIS DETALHES SOBRE OS TRABALHOS DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) O trabalho das comissões começa na segunda-feira, quando a Comissão de Relações Exteriores discute com autoridades a situação dos haitianos que ingressaram no país pelas fronteiras da região norte. Na terça-feira a Comissão de Assuntos Sociais vai debater com representantes de entidades médicas e de associações de vítimas os problemas causados pelas próteses de silicone das marcas pip e rofil. E a Comissão de Assuntos Econômicos também deve votar um requerimento para que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega venha ao Senado explicar denúncias de irregularidades contra o ex-presidente da Casa da Moeda, Luís Felipe Denucci, acusado de ter movimentado 25 milhões de dólares no exterior. No mesmo sentido, a Comissão de Meio Ambiente Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle vota um convite para ouvir José Martins, presidente da Witt. A empresa aponta um suposto esquema de pagamento de propina por parte dos fornecedores da Casa da Moeda. Na quarta-feira, a Comissão de Ciência e Tecnologia deve examinar a proposta que cria a Política Nacional de Tecnologia Social. E a Comissão de Constituição e Justiça retoma a discussão do Estatuto da Juventude, que estabelece uma série de políticas específicas para atender as pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade. O texto tem pontos polêmicos. O relatório do senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, garante duas passagens grátis por ônibus nas viagens interestaduais e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens carentes. Uma proposta alternativa do senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, permite o desconto apenas em apresentações patrocinadas com dinheiro público. O presidente da Comissão, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, se comprometeu a concluir a votação da matéria.
 
(Eunício Oliveira) Há um compromisso da Presidência e tenho primado aqui por honrar os compromissos. Há continuidade. Na próxima quarta-feira, o primeiro item da pauta já vai ser, obviamente, o resumo do Senador Demóstenes e o debate da matéria e a votação da matéria, na próxima quarta-feira, nem que a gente vote apenas essa matéria.

(Repórter) Na quinta-feira, os parlamentares da Representação Brasileira no Mercosul devem receber o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para esclarecer as negociações entre os governos do Brasil e do Paraguai sobre a situação dos brasiguaios, como são chamados os agricultores brasileiros e seus descendentes que cultivam terras no país vizinho.
10/02/2012, 02h14 - ATUALIZADO EM 10/02/2012, 02h14
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00