Sarney cobra do Congresso votação da Reforma Política — Rádio Senado

Sarney cobra do Congresso votação da Reforma Política

LOC: NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO, O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, COBROU DO CONGRESSO NACIONAL VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA.
 
LOC: JOSÉ SARNEY DEFENDE TAMBÉM MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR AO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO LEGISLATIVO NA DEMOCRACIA DO PAÍS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) Para um Plenário lotado de senadores e deputados, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, saiu em defesa do Poder Legislativo. Ao citar o fechamento do Congresso Nacional por sete vezes na história brasileira, Sarney destacou que o povo deixou de ser representado. Ele se referiu ao Congresso Nacional como a maior invenção da democracia. No discurso da abertura dos trabalhos legislativos, o presidente do Senado voltou a criticar o excesso de medidas provisórias, que comprometem a votação de projetos de iniciativa dos parlamentares.
 
(Sarney) Não posso deixar de insistir no problema mais grave do processo legislativo, que é a interferência das Medidas Provisórias. Com elas nossa iniciativa legislativa e nosso próprio tempo de trabalho ficam comprometidos. Elas continuam a ser uma armadilha no aprofundamento da democracia. REP: José Sarney também defendeu a aprovação de uma Reforma Política.
 
(Sarney) O Congresso Nacional retrata os diferentes segmentos e interesses da sociedade, não é uma corte de sábios ou santos. Esforçamos-nos, nas tentativas de reforma política, para aperfeiçoar a representatividade, que sofre o fogo da concorrência de novos interlocutores da sociedade democrática. Muitas vezes a opinião pública, através dos seus canais de expressão nos submete a julgamentos que priorizam e ampliam a visão dos problemas da instituição e não a sua importância para a Nação.

(Repórter) José Sarney ainda ressaltou as iniciativas do Senado que possibilitam qualquer pessoa a discutir ou sugerir mudanças aos projetos em discussão na Casa, além de manifestaram opiniões sobre quaisquer assuntos.
 
(Sarney) Com os novos processos de comunicação via internet, das mídias sociais, podemos vislumbrar um futuro não muito distante em que voltaremos a uma democracia direta, como no mundo grego, com a participação de todo o povo, de todos os cidadãos, na confecção das leis e, pela chegada que também me parece inevitável do parlamentarismo, no próprio Poder Executivo.

(Repórter) Com a abertura do ano legislativo, os trabalhos das comissões permanentes e as votações em Plenário serão retomadas a partir de terça-feira.
02/02/2012, 06h07 - ATUALIZADO EM 02/02/2012, 06h07
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00