Projeto em análise no Senado quer criminalizar o trote universitário — Rádio Senado

Projeto em análise no Senado quer criminalizar o trote universitário

LOC: O INÍCIO DO ANO É MARCADO PELA DIVULGAÇÃO DOS VESTIBULARES. APESAR DA ALEGRIA DOS JOVENS APROVADOS NO ENSINO SUPERIOR, UMA PRÁTICA TIRA O BRILHO DESTE MOMENTO: O TROTE. 

LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO QUER CRIMINALIZAR O TROTE, O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O FIM DESSA VIOLÊNCIA NO BRASIL. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER) Um projeto em análise na comissão de educação do senado quer tipificar o trote estudantil como contravenção penal. A proposta que veio da Câmara dos deputados foi anexada a mais dois projetos, dos ex-senadores Renato Casagrande e Marisa Serrano, que incluem a proibição dos trotes vexatórios nas instituições militares e criam regras para as atividades de recepção aos alunos que ingressam na universidade. O projeto prevê que as praticas de humilhação e constrangimento imposta aos calouros e a exigência de bens ou valores, serão passíveis de punições como pagamento de multa, afastamento das atividades acadêmicas e até mesmo a expulsão da instituição de ensino. Um dos relatores da proposta foi o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba. Ele lembrou que o projeto também responsabiliza as universidades que se recusarem a coibir a prática. 

(CÍCERO LUCENA) o texto também atribui responsabilidade para as instituições de ensino, que ficam obrigadas a instaurar processo administrativo disciplinar contra o aluno que praticar o trote estudantil dentro e fora de suas dependências, podendo aplicar ao aluno penas que vão desde a multa, suspensão e o desligamento.

(REPÓRTER) o envolvimento das escolas é necessário porque a pratica precisa ser combatida ja nos primeiros dias de aula. Todos os anos os meios de comunicação relatam casos de trotes violentos que deixam lesões graves e até mesmo levam à morte dos estudantes. A proposta que criminaliza o trote ja foi aprovada pela comissão de constituição e justiça e aguarda votação na comissão de educação do senado, onde tem como relator o senador Delcidio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul.
30/01/2012, 00h27 - ATUALIZADO EM 30/01/2012, 00h27
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00