Proposta corrige injustiças com aposentados que voltam a trabalhar — Rádio Senado

Proposta corrige injustiças com aposentados que voltam a trabalhar

LOC: UMA MEDIDA APROVADA NO SENADO QUER CORRIGIR INJUSTIÇAS NOS BENEFÍCIOS DOS APOSENTADOS QUE RETORNAM AO MERCADO DE TRABALHO.

LOC: HOJE ESSES TRABALHADORES NÃO RECEBEM NEM O AUXÍLIO-DOENÇA E NEM O AUXÍLIO-ACIDENTE. A PROPOSTA ESTÁ NA CAMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) Uma proposta aprovada pelo Senado no ano passado pode garantir mais benefícios para os aposentados que retornam ao mercado de trabalho. Hoje, o trabalhador que volta a trabalhar depois de aposentado, recebe apenas o salário-família e a reabilitação profissional, apesar de ter o mesmo desconto do INSS em folha dos outros empregados. Para o autor do projeto, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o aposentado que volta a trabalhar precisa ter direito a esses benefícios.

(RODRIGO ROLLEMBERG) Ele contribui como os outros para a Previdência mas não recebe dois benefícios que todos os outros recebem, que são o auxílio-doença e o auxílio-acidente. E são exatamente dois benefícios de que a pessoa que se aposentou e está retornando ao trabalho precisa mais, porque, em função da sua idade avançada, tem uma propensão maior a doença e a acidentes de trabalho.

(REPÓRTER) Outra vantagem da iniciativa, segundo Rodrigo Rollemberg, é garantir o fim da informalidade nas relações de trabalho, uma vez que muitos aposentados preferem trabalhar sem registro para evitar o recolhimento do INSS sobre a remuneração. A proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais em outubro de 2011 e seguiu para a Câmara dos Deputados, onde deve ser analisada pelas Comissões de Seguridade Social; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
26/01/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 26/01/2012, 01h42
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00