Projeto para fortalecer a agricultura familiar será votado na CMA — Rádio Senado

Projeto para fortalecer a agricultura familiar será votado na CMA

LOC: O PROJETO QUE CRIA A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO BRASIL RURAL JÁ ESTÁ PRONTO PARA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER) O objetivo da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, que o autor, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, chama de PAC do Brasil Rural, é combater a miséria no campo e fortalecer a agricultura familiar. A proposta tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e estabelece em seus artigos que as políticas públicas voltadas para o campo brasileiro deverão priorizar as cidades com até 50 mil habitantes, e onde haja mais famílias atendidas por programas como o Bolsa-Família. Dá preferência ainda para os locais onde haja concentração de produtores na agricultura familiar e assentados da reforma agrária. Também é objetivo do projeto dinamizar a pequena agricultura, possibilitando uma maior variedade de produtos e melhores preços para os consumidores. O senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, acredita que políticas como esta são positivas.

(WALDEMIR MOKA) A redução dos custos de produção e o consequente fortalecimento da agricultura familiar são os benefícios mais esperados ao estimulo ao acesso a maquinas e equipamentos agrícolas, sem esquecer as conseqüências diretas na redução dos preços dos alimentos para os brasileiros que vivem na cidade.

(REPÓRTER) A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. O parecer na Comissão de Meio Ambiente, do senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, é pela aprovação.
18/01/2012, 00h47 - ATUALIZADO EM 18/01/2012, 00h47
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00