60,1% são a favor de incluir o fim da homofobia entre objetivos da Nação — Rádio Senado

60,1% são a favor de incluir o fim da homofobia entre objetivos da Nação

LOC: A MAIORIA DOS INTERNAUTAS CONCORDA EM INCLUIR O FIM DA DISCRIMINAÇÃO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL ENTRE OS OBJETIVOS DA NAÇÃO. 

LOC: O DATA SENADO PERGUNTOU A OPINIÃO DA POPULAÇÃO SOBRE PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO EM ANÁLISE NA CASA. A REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) Dos 20.654 internautas que votaram na pesquisa do "Data-Senado", 60,1% são a favor da Proposta de Emenda à Constituição que inclui entre os objetivos da Nação o fim da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. A PEC, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, foi sugerida pela Ordem dos Advogados do Brasil e encampada pela senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo. A interpretação da OAB é que a Constituição precisa ser atualizada, pois o Supremo Tribunal Federal reconheceu legalmente a união civil de pessoas do mesmo sexo, em maio de 2011. A Ordem acredita que a aprovação da proposta vai favorecer a cultura da paz e o combate a episódios de agressões contra homossexuais. Marta Suplicy disse esperar ainda que o Congresso Nacional acompanhe o movimento que ela já percebe em outros poderes. 

(MARTA SUPLICY) O Judiciário deu saltos enormes em jurisprudências que culminaram na sentença do Supremo Tribunal Federal a favor da união estável para homoafetivos. E até o Executivo deu saltos. O presidente Lula permitiu a declaração conjunta de renda para a Receita Federal. Eu acho que o Parlamento é isso. É a capacidade de você dialogar, conversar e tentar não o ótimo, mas o que pode ser possível. 

(REPÓRTER) Para se tornar realidade, a Proposta de Emenda à Constituição precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois em dois turnos de votação no plenário do Senado e na Câmara dos Deputados. Se você também quiser participar das pesquisas do "Datasenado", é fácil: basta acessar a página www.senado.gov.br/noticias/datasenado. A nova enquete pergunta se você é favorável ao limite de 29 anos de idade para a carteirinha de meia-entrada de estudantes, artigo que faz parte do “Estatuto da Juventude”, em análise no Senado.
04/01/2012, 00h05 - ATUALIZADO EM 04/01/2012, 00h05
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00