Tragédias não recebem devida atenção do poder público, diz Lindbergh — Rádio Senado

Tragédias não recebem devida atenção do poder público, diz Lindbergh

LOC: AS TRAGÉDIAS CAUSADAS PELAS CHUVAS NA REGIÃO SERRANA DO RIO, APESAR DE SE REPETIREM A CADA ANO, NÃO TÊM RECEBIDO A DEVIDA ATENÇÃO POR PARTE DO PODER PÚBLICO.
 
LOC: A ADVERTÊNCIA FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA PELO SENADOR LINDBERGH FARIAS, DO PT FLUMINENSE, QUE CONVERSOU COM O REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) Um ano após as tempestades e deslizamentos que mataram cerca de 900 pessoas, moradores de cidades como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis iniciam 2012 sofrendo com as chuvas que voltam a atingir os seus municípios. Desta vez, mais de 300 pessoas já tiveram de deixar suas casas, que corriam o risco de desabar. Para o senador Lindbergh Farias, a situação na região serrana do Rio requer uma atenção permanente por parte dos gestores públicos, o que, segundo ele, não vem acontecendo.
 
(LINDBERGH FARIAS) Olha, eu me lembro do ano passado, em janeiro, quando houve o episódio da região serrana, houve um clima de muita comoção nacional naquele início, todos os governos falando sobre o tema, e na verdade o tema foi esquecido depois de março e abril. Infelizmente essa é a realidade. E a gente sabia que novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, sempre nós estamos tendo esses episódios de chuva. E as mudanças climáticas são uma realidade, não é discurso de ambientalista.
 
(REPÓRTER) Em 2011, o parlamentar do PT do Rio de Janeiro apresentou projetos com o objetivo de combater tragédias como as da região serrana de seu estado. Um deles institui a Força Nacional de Defesa Civil, que funcionaria nos moldes da Força Nacional de Segurança. Outra proposta de Lindbergh é a criação de um cadastro nacional de área de riscos.
 
(LINDBERGH FARIAS) Para forçar municípios e estados a colocarem as suas áreas de risco num cadastro nacional, hoje nós não sabemos o tamanho do problema. Nós não temos um cadastro nacional no Ministério da Integração, temos um cadastro que não tem nada colocado nesse cadastro. Então um cadastro nacional de áreas de risco, porque a gente tendo isso pode facilitar a reorientação de investimentos, de recursos públicos, de priorização de unidades habitacionais....
 
(REPÓRTER) O projeto que institui o cadastro nacional de áreas de risco está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde aguarda designação de relator.
03/01/2012, 06h13 - ATUALIZADO EM 03/01/2012, 06h13
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00