Senado conta com sala especial para profissionais e visitantes neurodivergentes
O Senado Federal conta com uma sala de descompressão sensorial voltada para pessoas neurodivergentes, especialmente para aquelas com transtorno do espectro autista. O espaço pode ser utilizado por servidores e visitantes do Congresso Nacional. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) destacou que a iniciativa promove acolhimento e autorregulação emocional.

Transcrição
O Senado Federal conta com uma sala de descompressão sensorial que pode ser utilizada por servidores e colaboradores, além de visitantes do Congresso Nacional.
O espaço foi pensado prioritariamente para pessoas neurodivergentes, principalmente para aquelas com o transtorno do espectro autista.
A sala de 15 metros quadrados fica no edifício principal do Congresso Nacional.
A senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, saudou a iniciativa.
(senadora Mara Gabrilli) "Trata-se de um espaço dedicado a oferecer acolhimento e autorregulação emocional para todas as pessoas com autismo e neurodivergentes que trabalham aqui ou visitam a nossa Casa. É mais uma conquista, porque eu não tenho dúvida de que foi o primeiro Parlamento no mundo a oferecer um espaço assim".
A sala de descompressão é um ambiente com poucos estímulos visuais, livre de poluição sonora e com o mobiliário, iluminação e temperaturas adaptadas para oferecer conforto e bem-estar.
Para utilização do espaço, o interessado deverá perguntar sobre a sua localização em uma das portarias do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

