Brasil-Japão: 130 anos de amizade
Brasil e Japão celebram 130 anos do tratado que oficializou as relações diplomáticas entre os dois países e abriu o caminho para a imigração japonesa. A importância e as consequências desse acordo são o tema da Reportagem Especial Brasil-Jpão: 130 anos de amizade, uma produção Rádio Senado. Com a participação do embaixador japonês Hayashi Teiji, que acaba de encerrar sua missão no Brasil e de vários nipodescendentes, Ivan Godoy e Ricardo Nakaoka explicam em cinco capítulos como ocorreu a aproximação entre os dois países no século XIX, até a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 1895, os esforços dos imigrantes japoneses e sua grande contribuição à sociedade brasileira, a influência da cultura tradicional e também da cultura pop japonesas no Brasil, a existência de uma importante comunidade brasileira no Japão e as excelentes relações políticas, diplomáticas e comerciais entre os dois países.

Transcrição
1ª parte - Capítulo 01 - O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação
BRASIL E JAPÃO CELEBRAM 130 ANOS DO TRATADO QUE
OFICIALIZOU AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES E
ABRIU O CAMINHO PARA A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO NOSSO PAÍS. A
IMPORTÂNCIA E AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ACORDO SÃO O TEMA
DA REPORTAGEM ESPECIAL BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE,
QUE VOCÊ PASSA A ACOMPANHAR. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO.
NESTE PRIMEIRO CAPÍTULO - O TRATADO DE AMIZADE, COMÉRCIO E
NAVEGAÇÃO.
/////////////////////////////////////////////ABERTURA//////////////////////////////////////////////////////////////
LOC: PARIS, 5 DE NOVEMBRO DE 1895 – ERA OUTONO NA CAPITAL FRANCESA, ONDE DIAS ANTES HAVIA OCORRIDO UM ACIDENTE FERROVIÁRIO NA ESTAÇÃO DE MONTPARNASSE. MAS OUTRO ACONTECIMENTO NOS INTERESSA MUITO MAIS, DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO: OS MINISTROS PLENIPOTENCIÁRIOS DO JAPÃO E DO BRASIL NA FRANÇA ASSINAVAM O TRATADO DE AMIZADE, COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES.
LOC: OS DIPLOMATAS SONE ARASUKE E GABRIEL DE TOLEDO PIZA E ALMEIDA, COM ESSE GESTO, INICIAVAM OFICIALMENTE AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE O JAPÃO E O BRASIL.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: A ASSINATURA DESSE DOCUMENTO NÃO ERA UM FATO FORTUITO, POIS REPRESENTAVA MAIS UM PASSO DA ABERTURA DO JAPÃO AO MUNDO, NA ERA MEIJI - QUE LEVA O NOME DO IMPERADOR QUE REINAVA NA ÉPOCA - INICIADA EM 1868 E QUE VAI ATÉ 1912. FOI UM PERÍODO DE ACELERADA MODERNIZAÇÃO.
LOC: EM DIVERSAS ÁREAS O PAÍS ABANDONA O PASSADO FEUDAL. POLITICAMENTE, ACABA O XOGUNATO, REGIME NO QUAL UM LÍDER MILITAR TINHA O PODER EFETIVO, EMBORA FOSSE DESIGNADO PELO IMPERADOR.
LOC: ASSIM, COM A ERA MEIJI OU RESTAURAÇÃO MEIJI, COMO TAMBÉM FOI CHAMADO ESSE PERÍODO, O IMPERADOR VOLTA A TER UM PAPEL POLÍTICO EFETIVO. EM 1889, SURGE UM PARLAMENTO BICAMERAL, A DIETA IMPERIAL
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: MUDANÇAS SOCIAIS E ECONÔMICAS TAMBÉM OCORREM NESSE PERÍODO: O PAÍS ABANDONA A RÍGIDA HIERARQUIA QUE IMPEDIA A ASCENSÃO SOCIAL E É INSTITUÍDA A EDUCAÇÃO COMPULSÓRIA, DANDO A TODAS AS CRIANÇAS A POSSIBILIDADE DE ESTUDAR, FOSSEM ELAS POBRES OU RICAS.
LOC: O JAPÃO INCORPORA A TECNOLOGIA OCIDENTAL E MODERNIZA A SUA ECONOMIA. COM O APOIO DO ESTADO, SURGEM OS GRANDES CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS, QUE CONTRIBUEM PARA UMA RÁPIDA INDUSTRIALIZAÇÃO.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: NO PERÍODO FINAL DO XOGUNATO, POTÊNCIAS OCIDENTAIS TINHAM IMPOSTO AO JAPÃO TRATADOS COMERCIAIS DESFAVORÁVEIS E O PAÍS, APÓS A RESTAURAÇÃO MEIJI, PROCUROU NEGOCIAR NOVOS ACORDOS QUE FOSSEM IGUALITÁRIOS E BENÉFICOS PARA AMBAS AS PARTES, COMO EXPLICA O EMBAIXADOR JAPONÊS HAYASHI TEIJI, QUE ACABA DE ENCERRAR A SUA MISSÃO EM BRASÍLIA.
o governo japonês, depois, começou a fazer esforços para modificar esses acordos e também assinar acordos com outros países com igualdade. E o acordo com o Brasil, assinou em 1895, foi um dos primeiros acordos com igualdade. E isso foi muito importante para o governo japonês. E, além disso, eu compreendo que, naquele momento, no Brasil,faltavam mãos de obra depois da abolição e da escravidão. Mas, como não tínhamos relações diplomáticas oficiais com o Japão, o governo brasileiro queria convidar os imigrantes japoneses, mas sem relações diplomáticas era impossível. E, por isso, com esse tratado, assinado em 1895, abrimos essa possibilidade de imigração japonesa no Brasil.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: A ASSINATURA DO TRATADO DE AMIZADE, COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES, EM 1895, FOI O PONTO CULMINANTE DE UMA APROXIMAÇÃO QUE SE DEU DE FORMA PAULATINA DURANTE O SÉCULO XIX.
LOC: OS PRIMEIROS JAPONESES A PISAREM EM SOLO BRASILEIRO FORAM QUATRO NÁUFRAGOS SALVOS EM 1803 POR UM NAVIO DE GUERRA RUSSO, QUE FEZ ESCALA EM FLORIANÓPOLIS – QUE NA ÉPOCA AINDA SE CHAMAVA NOSSA SENHORA DO DESTERRO.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: EM 1867, O NAVIO DE GUERRA KAYÔ-MARU ESTEVE NO RIO DE JANEIRO, TENDO A BORDO ENOMOTO TAKEAKI, OFICIAL DA MARINHA E ARISTOCRATA, E QUE MAIS TARDE OCUPARIA CARGOS ELEVADOS NO JAPÃO.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: EM 1880, O NAVIO DE GUERRA BRASILEIRO VITAL DE OLIVEIRA APORTOU, POR SUA VEZ, NO JAPÃO. MAS, SEIS ANOS ANTES, O DOUTOR FRANCISCO ANTÔNIO DE ALMEIDA JÚNIOR FOI O PRIMEIRO CIDADÃO DO NOSSO PAÍS A VISITAR TERRAS NIPÔNICAS, FAZENDO PARTE DE UMA EXPEDIÇÃO ASTRONÔMICA FRANCESA.
LOC: EM 1889, A OFICIALIDADE DO CRUZADOR BRASILEIRO ALMIRANTE BARROSO, QUE TINHA CHEGADO AO PORTO DE YOKOHAMA, FOI RECEBIDA EM AUDIÊNCIA POR SUA MAJESTADE, O IMPERADOR MEIJI. ENTRE OS OFICIAIS BRASILEIROS, ESTAVA O PRÍNCIPE DOM AUGUSTO LEOPOLDO DE SAXE-COBURGO E BRAGANÇA, SOBRINHO DA PRINCESA ISABEL. ALIÁS, COM A NOTÍCIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, OCORRIDA DURANTE ESSA VIAGEM, DO OUTRO LADO DO MUNDO, O PRÍNCIPE SERIA FORÇADO DEPOIS A DESEMBARCAR EM COLOMBO, ATUAL SRI LANKA. REPORTAGEM: IVAN GODOY E RICARDO NAKAOKA.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: APRESENTAMOS O PRIMEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL: BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE. AMANHÃ, NO SEGUNDO CAPÍTULO, FALAREMOS SOBRE A IMIGRAÇÃO JAPONESA E SUA PRESENÇA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
2ª parte - Capítulo 02 - Chegam os imigrantes japoneses
BRASIL E JAPÃO CELEBRAM 130 ANOS DO TRATADO QUE
OFICIALIZOU AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES E
ABRIU O CAMINHO PARA A IMIGRAÇÃO JAPONESA. A IMPORTÂNCIA E
AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ACORDO SÃO O TEMA DA REPORTAGEM
ESPECIAL BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE, UMA PRODUÇÃO
RÁDIO SENADO. ACOMPANHE, NESTE SEGUNDO CAPÍTULO – CHEGAM
OS IMIGRANTES JAPONESES.
/////////////////////////////////////////////ABERTURA//////////////////////////////////////////////////////////////
LOC: NO INÍCIO DO SÉCULO XX, O PORTO DE SANTOS JÁ ERA O PRINCIPAL DO BRASIL E RESPONDIA POR 70 A 80 POR CENTO DAS EXPORTAÇÕES DE CAFÉ, BASE DA NOSSA ECONOMIA NA ÉPOCA. TAMBÉM ERA PORTA DE ENTRADA DE MUITOS IMIGRANTES, SOBRETUDO ITALIANOS, ESPANHÓIS E PORTUGUESES.
APITO DE NAVIO
LOC: MAS NO DIA 18 DE JUNHO DE 1908, O NAVIO KASATO MARÚ CHEGOU AO PORTO COM IMIGRANTES DE OUTRA NACIONALIDADE: ERAM 781 JAPONESES, NA MAIORIA LAVRADORES, QUE TINHAM EMBARCADO 52 DIAS ANTES NO PORTO DE KOBE, NO JAPÃO, FAZENDO ESCALA EM HONG KONG, CINGAPURA E ÁFRICA DO SUL.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: OS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES DEIXAVAM PARA TRÁS UM JAPÃO QUE PASSAVA POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES MODERNIZANTES, INCLUSIVE A SUBSTITUIÇÃO CADA VEZ MAIOR DA MÃO DE OBRA HUMANA POR MÁQUINAS, O QUE PROVOCOU O AUMENTO DO DESEMPREGO NAS ÁREAS RURAIS.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: JÁ O BRASIL, VINTE ANOS APÓS O FIM DA ESCRAVIDÃO, BUSCAVA ATRAIR IMIGRANTES, PARA TRABALHAR PRINCIPALMENTE NAS FAZENDAS DE CAFÉ. OS JAPONESES TINHAM A IDEIA DE JUNTAR DINHEIRO E VOLTAR PARA O JAPÃO. MAS A REALIDADE FOI OUTRA.
LOC: O IMIGRANTE FUMIO OURA TINHA 4 ANOS E MEIO QUANDO ATRAVESSOU O MUNDO E CHEGOU A TERRAS BRASILEIRAS. EM 2020 ELE DEU UM DEPOIMENTO À RÁDIO SENADO, LEMBRANDO A REAÇÃO DA MÃE QUANDO O NAVIO ATRACOU NO PORTO DE SANTOS:
Essa era a impressão da minha mãe. Chegou a um país muito maravilha, porque estava cheio de flores. Agora, ela sentiu que parece que chegou no paraíso, mas na verdade, ela precisava trabalhar no inferno, no cafezal.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: COMO OUTROS IMIGRANTES, OS JAPONESES ENFRENTARAM CONDIÇÕES DIFÍCEIS NOS CAFEZAIS NAQUELES PRIMEIROS ANOS, INCLUSIVE TENDO QUE TRABALHAR PARA PAGAR PELOS GASTOS DA VIAGEM ATÉ O BRASIL.
LOC: POR SEREM ASIÁTICOS, NÃO ERAM BEM-VISTOS PELAS ELITES BRASILEIRAS, QUE PROMOVIAM A POLÍTICA RACISTA DE “BRANQUEAMENTO” DA POPULAÇÃO, PRIVILEGIANDO A ENTRADA DE BRANCOS EUROPEUS. NESSE SENTIDO, PIOR SORTE TIVERAM OS CHINESES, CUJA IMIGRAÇÃO FOI VETADA NO SÉCULO XIX E DEPOIS, SIMPLESMENTE, NÃO FOI INCENTIVADA.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, OS IMIGRANTES E SEUS DESCENDENTES PROCEDENTES DE PAÍSES DO EIXO, OU SEJA, JAPÃO, ALEMANHA E ITÁLIA, SOFRERAM RESTRIÇÕES, INCLUSIVE A PROIBIÇÃO DO ENSINO E ATÉ DO USO DOS SEUS IDIOMAS. MAS A PARTIR DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960, OCORREU UMA MUDANÇA NA PERCEPÇÃO DOS JAPONESES NO BRASIL, QUE PASSARAM A SER VISTOS COMO UMA “MINORIA MODELO”.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: ESSA TRANSFORMAÇÃO FOI IMPULSIONADA POR CONTRIBUIÇÕES EXPRESSIVAS NO SETOR AGRÍCOLA E PELA DEDICAÇÃO INCANSÁVEL DOS IMIGRANTES E SEUS DESCENDENTES A SE INTEGRAREM À SOCIEDADE BRASILEIRA, SEM DEIXAR DE MANTER E PROMOVER A SUA RICA CULTURA.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: A COMUNIDADE DE ORIGEM NIPÔNICA DESTACOU-SE EM DIVERSAS ESFERAS, DA POLÍTICA ATÉ AS ARTES E OS NEGÓCIOS. A ADOÇÃO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS PELO GOVERNO BRASILEIRO TAMBÉM DESEMPENHOU UM PAPEL FUNDAMENTAL, AO RECONHECER OFICIALMENTE A CONTRIBUIÇÃO DOS JAPONESES E CONCEDER-LHES DIREITOS E BENEFÍCIOS.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: EMBORA NUM FLUXO BEM MENOR, IMIGRANTES JAPONESES CONTINUARAM VINDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. É O CASO DE YASUHARU SHIMAHARA, QUE CHEGOU EM 1959. INICIALMENTE, SUA FAMÍLIA TEVE QUE ENFRENTAR A TENTATIVA DO DONO DE UMA FAZENDA DE ARROZ EM TAUBATÉ, TAMBÉM IMIGRANTE JAPONÊS, DE OBRIGÁ-LOS A TRABALHAR PARA PAGAR A VIAGEM. ELE ALEGAVA QUE TINHA PASSADO POR ESSA EXPERIÊNCIA, AO CHEGAR AO BRASIL, DÉCADAS ANTES. MAS OS TEMPOS TINHAM MUDADO E ELES, DEPOIS DE TRÊS MESES, SIMPLESMENTE FORAM EMBORA PARA OUTRO MUNICÍPIO.
gente saiu de três meses de aí na fazenda. aí ele falou tem contrato vocês têm que ficar cinco anos aqui. e aí meu pai parece que pediu então contrato, mas o contrato estava escrito em japonês, não servia aqui no Brasil, então a gente mudamos para mogi das cruzes.
COM CERCA DE DOIS MILHÕES E 700 MIL PESSOAS, O BRASIL ABRIGA A MAIOR COMUNIDADE NIPO-DESCENDENTE FORA DO JAPÃO. OS BRASILEIROS DE ORIGEM JAPONESA SE ESPALHAM POR TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, CONCENTRANDO-SE NOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ, PARÁ E AMAZONAS.
REPORTAGEM: RICARDO NAKAOKA E IVAN GODOY.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: APRESENTAMOS O SEGUNDO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL: BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE. AMANHÃ, NO TERCEIRO CAPÍTULO, FALAREMOS SOBRE A CULTURA TRADICIONAL JAPONESA, INCLUINDO A CULINÁRIA E COMO ELA É BEM APRECIADA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA.
3ª parte - Capítulo 03 - A cultura tradicional, a culinária e os festivais japoneses
BRASIL E JAPÃO CELEBRAM 130 ANOS DO TRATADO QUE
OFICIALIZOU AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES E
ABRIU O CAMINHO PARA A IMIGRAÇÃO JAPONESA. A IMPORTÂNCIA E
AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ACORDO SÃO O TEMA DA REPORTAGEM
ESPECIAL BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE, UMA PRODUÇÃO
RÁDIO SENADO. ACOMPANHE, NESTE TERCEIRO CAPÍTULO – A
CULTURA TRADICIONAL, A CULINÁRIA E OS FESTIVAIS JAPONESES.
/////////////////////////////////////////////ABERTURA//////////////////////////////////////////////////////////////
LOC: A COMUNIDADE JAPONESA PROCUROU MANTER, NO BRASIL, A PRÁTICA DE ATIVIDADES CULTURAIS DO SEU PAÍS DE ORIGEM, FUNDANDO ASSOCIAÇÕES CHAMADAS “BUNKA KYOUKAI” OU, COMO SÃO POPULARMENTE CONHECIDAS “BUNKYO”. NESSAS ENTIDADES, DIVERSAS TRADIÇÕES SÃO MANTIDAS VIVAS, PASSADAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
OC: ENTRE AS ATIVIDADES MAIS COMUNS DOS BUNKYOS ESTÃO AULAS DE JAPONÊS; PRÁTICAS ARTÍSTICAS, COMO O TAIKO, OS CARACTERÍSTICOS TAMBORES JAPONESES; BOM ODORI, UMA DANÇA RITUAL EM HOMENAGEM AOS ANTEPASSADOS; SHODÔ, A ESCRITA JAPONESA COM PINCEL; O IKEBANA, A ARTE JAPONESA DE ARRANJOS FLORAIS E O SUMI-Ê, UM TIPO DE PINTURA JAPONESA, COMO EXPLICA A PROFESSORA HIROMI TAKANO.
o Sumi-ê chegou ao Brasil na bagagem dos primeiros imigrantes. Eles literalmente trouxeram a arte japonesa em sua bagagem. O Sumi-ê, por exemplo, ele chegou em forma de pergaminhos, de kakediko. São rolos onde a pintura é emoldurada na forma de um tecido que é possível você enrolar. Então, diferentemente das pinturas ocidentais que são colocadas na parede em forma de molduras, a arte japonesa é posta em forma de pergaminhos que você pode enrolar e desenrolar facilmente.
LOC: HIROMI ENSINA O SUMI-Ê NO TEMPLO BUDISTA DA 316 SUL, EM BRASÍLIA. ELA DESTACA QUE APRENDEU ESSA ARTE COM OS SEUS AVÓS, NASCIDOS NO JAPÃO. HOJE ELA CONSTATA QUE NÃO APENAS OS NIPO-DESCENDENTES, OS NIKKEIS, MAS TAMBÉM BRASILEIROS DE OUTRAS ORIGENS SE INTERESSAM EM APRENDER O SUMI-Ê.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: O QUE TAMBÉM NÃO FALTA NAS COMUNIDADES NIPO-BRASILEIRAS SÃO OS FESTIVAIS. SEJA EM UM BUNKYO, SEJA NOS CENTROS COMUNITÁRIOS CHAMADOS KAIKAN, OU EM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, OS NIKKEIS PODEM SE RECONECTAR ÀS SUAS RAÍZES EM DATAS ESPECIAIS, COMO O TANABATA MATSURI, NO QUAL OS PARTICIPANTES DO EVENTO PENDURAM TIRAS DE PAPEL COM SEUS DESEJOS EM ARRANJOS DE BAMBU, NA ESPERANÇA DE QUE ORIHIME E HIKOBOSHI, AS FIGURAS MITOLÓGICAS HOMENAGEADAS NO FESTIVAL, OS ATENDAM.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: TAMBÉM EM JULHO COSTUMA ACONTECER A FESTA DA CEREJEIRA EM ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS, COMO SUZANO E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, EM SÃO PAULO, POIS É A ÉPOCA EM QUE ESSA ÁRVORE FLORESCE NO BRASIL.
LOC: OUTRO EVENTO MUITO ESPERADO NO ANO É O UNDOKAI – UM TIPO DE GINCANA, COM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS E JOGOS. NO JAPÃO, O UNDOKAI É TRADICIONALMENTE REALIZADO NAS ESCOLAS, MAS NO BRASIL ELE ACABOU VIRANDO UM EVENTO PARA TODA A FAMÍLIA.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: ALÉM DOS FESTIVAIS TRADICIONAIS, AS COMUNIDADES NIPO-BRASILEIRAS REALIZAM REGULARMENTE FEIRAS CULTURAIS PARA TODOS OS INTERESSADOS NA CULTURA JAPONESA, COMO A EXPO JAPÃO. E O QUE NÃO PODE FALTAR NESSES EVENTOS SÃO OS DELICIOSOS PRATOS TÍPICOS JAPONESES.
LOC: QUANDO VOCÊ PENSA EM COMIDA JAPONESA, VEM À CABEÇA SUSHI, YAKISSOBA E LÁMEN. MAS OS BRASILEIROS CADA VEZ MAIS DESCOBREM OUTROS PRATOS, COMO A PANQUECA OKONOMIYAKI E OS BOLINHOS TAKOYAKI E ONIGIRI.
LOC: OS NIPO-BRASILEIROS PROCURAM MANTER A FILOSOFIA JAPONESA QUANTO À ALIMENTAÇÃO, EXPLICADA PELA GASTRÔNOMA NÚBIA OISHI, QUE É FILHA DE IMIGRANTE.
a culinária é quase uma obra de arte, visual, sensorial. O japonês acredita que a comida é saboreada primeiro pelos olhos, mas nem por isso eles se descuidam no momento de cozinhar: cada corte é meticulosamente planejado para garantir suculência, o maior teor de fibras, o ponto de cocção perfeito, o melhor aproveitamento, porque na cultura japonesa se fala muito do mottainai, que é evitar o desperdício.
LOC: NÚBIA OISHI EXPLICA QUE OUTROS TRÊS GRANDES SIMBOLISMOS SÃO O USO DO HASHI – OS FAMOSOS PALITINHOS - , O HÁBITO DE DIZER SEMPRE TADAKIMASU ANTES DE COMER, O QUE SIGNIFICA “EU RECEBO HUMILDEMENTE ESSA REFEIÇÃO” E O GOTCHISO SAMÁ, QUE É O DESFECHO, A GRATIDÃO PELO BANQUETE QUE FOI RECEBIDO ATRAVÉS DE TODO ESSE ESFORÇO DO TRABALHO DO PRODUTOR ATÉ CHEGAR À MESA, COM ESSA FINALIDADE TÃO BONITA DA ALIMENTAÇÃO.
REPORTAGEM: RICARDO NAKAOKA E IVAN GODOY.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: APRESENTAMOS O TERCEIRO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL: BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE. AMANHÃ, NO QUARTO EPISÓDIO, FALAREMOS SOBRE A CULTURA MODERNA JAPONESA, QUE TEM SIDO MUITO BEM RECEBIDA PELOS BRASILEIROS.
4ª parte - Capítulo 04 - A cultura pop japonesa e o Brasil
BRASIL E JAPÃO CELEBRAM 130 ANOS DO TRATADO QUE
OFICIALIZOU AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES E
ABRIU O CAMINHO PARA A IMIGRAÇÃO JAPONESA. A IMPORTÂNCIA E
AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ACORDO SÃO O TEMA DA REPORTAGEM
ESPECIAL BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE, UMA PRODUÇÃO
RÁDIO SENADO. ACOMPANHE, NESTE QUARTO CAPÍTULO – A
CULTURA POP JAPONESA E O BRASIL.
/////////////////////////////////////////////ABERTURA//////////////////////////////////////////////////////////////
LOC: O ANO ERA 1964. ESTREAVA NA TV RECORD O PRIMEIRO PROGRAMA DE SUPER-HERÓI JAPONÊS NA TV BRASILEIRA: NATIONAL KID. CRIADO COMO GAROTO-PROPAGANDA DA EMPRESA DE ELETRODOMÉSTICOS NATIONAL ELECTRONICS, QUE VIRIA A SE TORNAR A PANASONIC, NATIONAL KID CHEGOU A FAZER MAIS SUCESSO NO BRASIL DO QUE NO JAPÃO – ALIÁS, O ÚNICO LUGAR DO MUNDO ONDE A SÉRIE FEZ SUCESSO FORA DE SOLO JAPONÊS. ERA O INÍCIO DA INVASÃO DA CULTURA POP JAPONESA NO BRASIL.
MÚSICA JAPONESA
LOC: NOS ANOS 1970, FOI A VEZ DOS ANIMÊS CONQUISTAREM AS TELAS BRASILEIRAS, COM GRANDES OBRAS DO MESTRE OSAMU TEZUKA, CONSIDERADO O “PAI DO MANGÁ MODERNO”. “KINBA, O LEÃO BRANCO”, “A PRINCESA E O CAVALEIRO” E “ASTRO BOY” FORAM AS OBRAS DE TEZUKA QUE MAIS SE POPULARIZARAM NO BRASIL, SENDO EXIBIDOS ATÉ O INÍCIO DOS ANOS 80.
LOC: OSAMU TEZUKA CRIOU UM FORTE LAÇO DE AMIZADE COM UM DOS MAIS RESPEITADOS ARTISTAS DE QUADRINHOS BRASILEIROS, O PAI DA TURMA DA MÔNICA, MAURÍCIO DE SOUSA, COM QUEM CHEGOU A DESENVOLVER UM PROJETO NO QUAL PERSONAGENS DOS DOIS AUTORES PARTICIPARIAM DE UMA HISTÓRIA JUNTOS, MAS OS PLANOS FORAM INTERROMPIDOS COM A MORTE DE TEZUKA EM 1989, POR UM CÂNCER DE ESTÔMAGO.
LOC: 24 ANOS DEPOIS, MAURÍCIO DE SOUSA RETOMOU O PROJETO E LANÇOU “TESOURO VERDE”, UMA AVENTURA ECOLÓGICA EM QUE OS PERSONAGENS DO BAIRRO DO LIMOEIRO SE UNEM A KINBA, PRINCESA SAFIRI E ASTRO BOY PARA SALVAR A AMAZÔNIA.
MÚSICA JAPONESA
LOC: OS ANOS 1980 FORAM A ERA DE OURO DO TOKUSATSU, SERIADOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA COM ATORES REAIS INTERPRETANDO HERÓIS DE ARMADURA, OS “METAL HEROES”, OU GRUPOS DE GUERREIROS, OS “SUPER SENTAI”.
LOC: OS TÍTULOS QUE MAIS FIZERAM SUCESSO NO BRASIL, E QUE ATÉ HOJE SÃO HOMENAGEADOS PELOS FÃS, SÃO JASPION E CHANGEMAN, MAS OUTROS NOMES TAMBÉM MARCARAM A INFÂNCIA DOS BRASILEIROS E GANHARAM STATUS DE CULT, COMO ULTRAMAN, BLACK KAMEN RIDER E JIBAN.
MÚSICA JAPONESA
LOC: 1990 FOI A DÉCADA DOS ANIMÊS DE LUTA, COMO “CAVALEIROS DO ZODÍACO”, “DRAGON BALL” E “YU YU HAKUSHO”. ESSA ONDA SE TRANSFORMOU NUM TSUNAMI DE DESENHOS JAPONESES E MANGÁS.
LOC: O MOVIMENTO DEU INÍCIO À ERA DAS GRANDES CONVENÇÕES DE ANIMÊS, COM PARTICIPAÇÃO DE ATORES, DUBLADORES E CANTORES DE TEMAS DE DESENHOS E SÉRIES TRAZIDOS DIRETAMENTE DO JAPÃO. NESTE ANO, A MAIS FAMOSA DESSAS CONVENÇÕES, A ANIME FRIENDS, QUE É REALIZADA EM SÃO PAULO, RECEBEU 150 MIL VISITANTES EM QUATRO DIAS DE EVENTOS.
MÚSICA JAPONESA
LOC: HOJE, OS ANIMÊS E NOVELAS JAPONESAS SÃO PRATICAMENTE PRESENÇA OBRIGATÓRIA NAS PLATAFORMAS DE STREAMING, MOSTRANDO COMO O BRASILEIRO ABRAÇOU FORTEMENTE A CULTURA POP JAPONESA, TRANSFORMANDO-A EM UMA SUBCULTURA CHAMADA “OTAKU”, TERMO JAPONÊS PARA FÃS OBCECADOS POR CULTURA POP, ESPECIALMENTE ANIMÊS, MANGÁS E VIDEOGAMES JAPONESES.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: O EMBAIXADOR JAPONÊS, HAYASHI TEIJI, QUE ACABA DE ENCERRAR A SUA MISSÃO NO BRASIL, CONSIDERA MUITO IMPORTANTE A DIMENSÃO CULTURAL DAS RELAÇÕES BILATERAIS, DESTACANDO A CULTURA POP JAPONESA COMO ESSENCIAL NA APROXIMAÇÃO COM OS JOVENS BRASILEIROS.
Estamos celebrando agora o ano comemorativo de 130 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão. Temos vários eventos culturais, turísticos e acadêmicos e, sobretudo, estou animando, torcendo... os jovens, para criar, na próxima década, o futuro das relações Japão-Brasil. E, sobretudo para os jovens, a cultura pop é muito importante, o animê, o mangá. Então, já no Brasil temos vários eventos da cultura pop aqui no Brasil. Assim, dessa maneira, eu acho que temos possibilidades diversas para desenvolver as nossas relações Brasil-Japão.
REPORTAGEM: RICARDO NAKAOKA E IVAN GODOY.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: APRESENTAMOS O QUARTO CAPÍTULO DA REPORTAGEM ESPECIAL: BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE. AMANHÃ, NO QUINTO E ÚLTIMO EPISÓDIO: “AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS E COMERCIAIS ENTRE OS DOIS PAÍSES”.
5ª parte - Capítulo 05 - As relações diplomáticas e comerciais entre os dois países
BRASIL E JAPÃO CELEBRAM 130 ANOS DO TRATADO QUE
OFICIALIZOU AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS PAÍSES E
ABRIU O CAMINHO PARA A IMIGRAÇÃO JAPONESA. A IMPORTÂNCIA E
AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ACORDO SÃO O TEMA DA REPORTAGEM
ESPECIAL BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE, UMA PRODUÇÃO
RÁDIO SENADO. ACOMPANHE, NESTE QUINTO CAPÍTULO – AS
RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS E COMERCIAIS ENTRE OS
DOIS PAÍSES.
/////////////////////////////////////////////ABERTURA//////////////////////////////////////////////////////////////
LOC: A CHEGADA DO NAVIO KASATO MARU A SANTOS EM 1908 TINHA MARCADO O INÍCIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA AO BRASIL, UMA HISTÓRIA DE TRABALHO E SACRIFÍCIO, MAS TAMBÉM DE MUITO SUCESSO, QUE CULMINOU NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE QUE TEM DADO UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO À SOCIEDADE BRASILEIRA.
LOC: NOS ANOS 1990, COMEÇOU UM MOVIMENTO INVERSO, DE BRASILEIROS, FILHOS E NETOS DE IMIGRANTES JAPONESES, INDO TRABALHAR NA TERRA DO SOL NASCENTE. ELES ATRAVESSARAM O MUNDO EM BUSCA DE OPORTUNIDADES, INICIANDO UMA NOVA FASE NAS RELAÇÕES ENTRE AS DUAS CULTURAS.
MÚSICA JAPONESA
LOC: MUDANÇAS NA LEI DE IMIGRAÇÃO JAPONESA ABRIRAM O CAMINHO PARA QUE ESTRANGEIROS DESCENDENTES DE JAPONESES, OS CHAMADOS NIKKEIS, TIRASSEM O VISTO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA O TRABALHO. ERAM PRINCIPALMENTE BRASILEIROS E PERUANOS.
LOC: COMEÇAVA ASSIM A ERA DEKASSEGUI. ESSA EXPRESSÃO, EM JAPONÊS, SIGNIFICA “SAIR DE CASA PARA GANHAR DINHEIRO”, OU NO CASO DOS NIKKEIS, “IMIGRANTES TRABALHADORES”. SEGUNDO ESTIMATIVAS, O NÚMERO DE IMIGRANTES BRASILEIROS CHEGAVA, EM 1990, A DEZ MIL. ESSE MOVIMENTO MIGRATÓRIO CRESCEU RAPIDAMENTE, ATINGINDO EM 2007 O PICO DE 313 MIL BRASILEIROS RESIDINDO NO JAPÃO. HOJE, ELES SÃO 220 MIL.
LOC: PARA O EMBAIXADOR JAPONÊS HAYASHI TEIJI, QUE ATÉ RECENTEMENTE CHEFIOU A MISSÃO EM BRASÍLIA, A EXISTÊNCIA DAS DUAS COMUNIDADES, DE BRASILEIROS NO JAPÃO E DE NIPO-DESCENDENTES NO BRASIL, É UM ELEMENTO IMPORTANTÍSSIMO NAS RELAÇÕES BILATERAIS.
Agora, no Brasil, estimamos mais ou menos 2,7 milhões japoneses e descendentes morando no Brasil. Também no Japão, temos a quarta ou quinta maior comunidade brasileira, que possui mais ou menos 220 mil brasileiros que moram no Japão. Então, esses laços humanos entre os dois países e com duas comunidades, no Japão e no Brasil, é muito importante para várias coisas, para relações, obviamente, intercâmbio, turismo, também com o comércio. E eu acho que, por exemplo, falando com vários brasileiros, a maioria dos brasileiros que eu conheci tem alguns membros de família ou amigos japoneses. Então, tem muita aproximação à nossa cultura japonesa sempre. E isso, obviamente, é muito importante para a diplomacia japonesa.
LOC: AS RELAÇÕES ECONÔMICAS E COMERCIAIS ENTRE BRASIL E JAPÃO VÃO BEM, OBRIGADO. O VOLUME DO COMÉRCIO TOTAL CHEGA A APROXIMADAMENTE 60 BILHÕES DE REAIS, EM AMBAS AS DIREÇÕES, SENDO BASTANTE ESTÁVEL. O JAPÃO É O SEGUNDO PARCEIRO COMERCIAL DO BRASIL NA ÁSIA E O DÉCIMO-PRIMEIRO NO MUNDO.
LOC: OS PRINCIPAIS PRODUTOS BRASILEIROS EXPORTADOS SÃO CAFÉ, MINÉRIO DE FERRO, CARNE DE AVES, ALUMÍNIO E CARNE SUÍNA. E IMPORTAMOS DO JAPÃO PRINCIPALMENTE PARTES E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS, INSTRUMENTOS E APARELHOS DE MEDIÇÃO E PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO.
MÚSICA JAPONESA
LOC: DE ACORDO COM O ITAMARATY, O JAPÃO É O NONO MAIOR INVESTIDOR ESTRANGEIRO NO BRASIL. GRANDES CONGLOMERADOS JAPONESES COMO MITSUI, TOYOTA, MITSUBISHI, SUMITOMO, ITOCHU, MARUBENI E SOJITZ ATUAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM MINERAÇÃO, SIDERURGIA, SETOR AUTOMOTIVO, MOBILIDADE URBANA, ENERGIA, LOGÍSTICA, QUÍMICA E ECONOMIA DIGITAL.
LOC: NOS ÚLTIMOS ANOS, O SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO RECEBEU IMPORTANTES INVESTIMENTOS JAPONESES. EM 2024, A TOYOTA ANUNCIOU QUE VAI INVESTIR 11 BILHÕES DE REAIS ATÉ 2030, E A HONDA, 4,2 BILHÕES TAMBÉM ATÉ O MESMO ANO.
MÚSICA JAPONESA
LOC: PARA HAYASHI TEIJI, HÁ OTIMISMO QUANTO AO INTERESSE DOS INVESTIDORES JAPONESES PELO BRASIL. ELE DISSE QUE RECENTE PESQUISA REVELOU QUE O NOSSO PAÍS SERIA O SEGUNDO DESTINO PREFERIDO DOS EMPRESÁRIOS JAPONESES PARA INVESTIR NO FUTURO PRÓXIMO, SUPERADO APENAS PELA ÍNDIA.
MÚSICA JAPONESA
LOC: DO PONTO DE VISTA POLÍTICO, O EMBAIXADOR FINALIZOU SUA MISSÃO NO BRASIL COM A CONSTATAÇÃO DE RELAÇÕES CADA VEZ MAIS ESTREITAS ENTRE OS DIRIGENTES DE AMBOS OS PAÍSES E TAMBÉM DE MUITO POTENCIAL PARA AUMENTAR O INTERCÂMBIO ENTRE OS PARLAMENTARES.
Por exemplo, no ano passado, criamos o grupo parlamentar de amizade entre o Brasil e o Japão, que agora preside o senador Esperidião Amin.
LOC: QUANDO DOIS DIPLOMATAS, UM BRASILEIRO E UM JAPONÊS, ASSINARAM EM NOVEMBRO DE 1895, EM PARIS, O TRATADO QUE INICIAVA OFICIALMENTE AS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E O JAPÃO, TALVEZ NÃO IMAGINASSEM QUE A AMIZADE ENTRE OS DOIS PAÍSES ATINGIRIA AS DIMENSÕES ATUAIS, NA ECONOMIA, NA POLÍTICA, NA CULTURA E NAS RELAÇÕES HUMANAS. E A TENDÊNCIA É QUE SE INTENSIFIQUEM CADA VEZ MAIS, PARA O BENEFÍCIO DE BRASILEIROS E JAPONESES.
MÚSICA TRADICIONAL JAPONESA
LOC: VOCÊ ACOMPANHOU A REPORTAGEM ESPECIAL “BRASIL-JAPÃO: 130 ANOS DE AMIZADE”. REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO: RICARDO NAKAOKA E IVAN GODOY. EDIÇÃO: CELSO CAVALCANTI. LOCUÇÃO: MARLUCI RIBEIRO E RAQUEL TEIXEIRA. TRABALHOS TÉCNICOS, CRISTIANE CALIXTO E ANDRÉ MENEZES.
VOCÊ PODE OUVIR OS CINCO EPISÓDIOS DESSA REPORTAGEM ESPECIAL EM SENADO.LEG.BR/RADIO E TAMBÉM NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE PODCAST.

