Prestação diária das contas de campanhas poderá ser obrigatória — Rádio Senado

Prestação diária das contas de campanhas poderá ser obrigatória

LOC: A PRESTAÇÃO DIÁRIA DAS CONTAS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PODERÁ SER OBRIGATÓRIA.

LOC: A REGRA ESTÁ EM UMA PROPOSTA DO SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) O projeto do senador Eduardo Suplicy estabelece que os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados a divulgar diariamente os recursos que receberem para financiar as campanhas eleitorais. A divulgação deverá ser pela internet e terá que constar no documento as doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, bem como o dinheiro vindo do Poder Público e do fundo partidário. O senador do PT de São Paulo acredita que essas normas poderão assegurar mais transparência aos processos eleitorais.

(EDUARDO SUPLICY) O presente projeto de lei tem por objetivo inserir dispositivos na Lei Eleitoral, com a finalidade de propiciar, em tempo real, a transparência das receitas e despesas dos candidatos a cargos eletivos, de seus partidos políticos ou de suas coligações, durante as campanhas políticas. Como sabemos, a internet constitui hoje instrumento tecnológico que produz grande revolução na comunicação de massa e que também propicia ao cidadão exercer vigilância sobre os atos dos administradores públicos.

(REPÓRTER) Também de acordo com a proposta, na prestação diária das contas deverá constar a indicação dos nomes dos doadores, os valores recebidos e os gastos feitos. A Justiça Eleitoral deverá criar um site na internet para a divulgação desses dados. O projeto do senador Eduardo Suplicy com as novas regras para a doação de dinheiro às campanhas eleitorais aguarda exame na Comissão de Constituição e Justiça.
28/12/2011, 02h10 - ATUALIZADO EM 28/12/2011, 02h10
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00