CCT aprova projeto que permite ao governo construir satélites — Rádio Senado

CCT aprova projeto que permite ao governo construir satélites

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, O PROJETO QUE PERMITE AO GOVERNO CONSTRUIR NOVOS SATÉLITES ORBITAIS. 

LOC: OS NOVOS EQUIPAMENTOS SERÃO USADOS PARA A COLETA DE DADOS E PARA A INTEGRAÇÃO DA REGIÃO AMAZÔNICA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

(REPÓRTER): O governo poderá desenvolver satélites para atender a Região Amazônica. O projeto, da senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, foi aprovado pela CCT, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. O desenvolvimento, lançamento e operação dos satélites serão de responsabilidade do governo, que poderá firmar tratados internacionais para a divisão de custos com outros países. O relator da proposta, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, explicou a importância da medida para o Brasil. 

(EDUARDO BRAGA): As informações estratégicas, as informações militares, de defesa nacional, as informações sobre a Amazônia que são de extremado interesse pra nação brasileira, também dependem de satélites públicos e não mais de satélites privados em posições orbitais.

(REPÓRTER):O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, também defendeu a proposta. Ele lembrou que as características da Amazônia não permitem o uso de outras tecnologias para a integração das comunidades, como a interligação dos municípios por meio de cabos de fibra ótica. Na opinião de Flexa Ribeiro, o desenvolvimento dos satélites vai ligar a região amazônica ao resto do país por meio de novas tecnologias. 

(FLEXA RIBEIRO): Amazônia não é problema, Amazônia é solução. e esse projeto vem para resolver uma questão que todos nós nos debruçamos aqui que é levar a banda larga a toda a nação brasileira e na Amazônia esse sonho nosso não se fará da mesma forma que esse faz em outras regiões do Brasil.

(REPÓRTER): Com a aprovação da Comissão de Ciência e Tecnologia, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

LOC: A CCT TAMBÉM APROVOU MAIS DE 50 PROJETOS DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO.
14/12/2011, 00h16 - ATUALIZADO EM 14/12/2011, 00h16
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00