Governo e oposição tentam acordo para votar DRU antes do recesso — Rádio Senado

Governo e oposição tentam acordo para votar DRU antes do recesso

LOC: GOVERNO E OPOSIÇÃO TENTAM ACERTAR A VOTAÇÃO DA DESVINVULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO ANTES DO RECESSO. 

LOC: A APROVAÇÃO DA DRU PERMITIRÁ QUE O GOVERNO POSSA REMANEJAR CERCA DE 62 BILHÕES DE REAIS DO ORÇAMENTO DE 2012. CONFIRA A POLÊMICA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): Este é o valor que o Ministério do Planejamento prevê para os 20% da DRU no ano que vem, cuja sigla significa "Desvinculação de Receitas da União". Este mecanismo está em vigor desde 1994, e permite que o Governo gaste livremente 20% do Orçamento. Mas para valer por mais 4 anos a partir de 2012, precisa ser aprovado pelo Senado ainda neste ano. E esta votação, devido ao montante envolvido, é considerada prioridade pela presidente Dilma Roussef e pela base aliada no Senado, que para isso vem conversando com a oposição, como confirma o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná. Ele só lembra que a oposição faz questão de votar antes a “Emenda 29”, que pode obrigar o governo a investir até 10% do Orçamento na Saúde. 

(ALVARO DIAS): Houve um compromisso do presidente Sarney, que tem procurado cumprir o Regimento. Cumprindo o Regimento será votada a Emenda 29 na próxima semana e depois nós abrimos caminho para que o governo possa colocar em votação a DRU. 

(REPÓRTER): O Líder do Governo, Romero Jucá e o Líder do PT, Humberto Costa, que também é o relator da "Emenda 29", confirmaram que a posição da base aliada será divulgada na terça. Humberto Costa também articula para que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, venha ao Senado conversar sobre a "Emenda 29". O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, que tem participado das reuniões entre a base aliada e a oposição, confirmou que a intenção do governo é votar a DRU antes do recesso. 

(WALTER PINHEIRO): Fazer a votação em 1º. turno provavelmente dia 8, e tentar votar o 2º. turno provavelmente entre o dia 15 e 16. O esforço é pra não ter auto-convocação nem muito menos convocação extraordinária.

(REPÓRTER): O Governo tem pressa porque pela Constituição o recesso começa no dia 23.
01/12/2011, 00h03 - ATUALIZADO EM 01/12/2011, 00h03
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00