Comissão de Meio Ambiente conclui votação do novo Código Florestal — Rádio Senado

Comissão de Meio Ambiente conclui votação do novo Código Florestal

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO CONCLUIU NESTA SEMANA A VOTAÇÃO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL. 

LOC: JÁ A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A PEC QUE PRORROGA A DESVINCULAÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO, CONHECIDA COMO DRU. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): A Comissão de Meio Ambiente realizou três reuniões; na segunda-feira, houve a apresentação do relatório do senador Jorge Viana, do PT do Acre; na quarta, a votação do texto base e na quinta, a análise, ao longo de cinco horas, de destaques ao relatório. Para o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o resultado foi um texto equilibrado.

(RODRIGO ROLLEMBERG): É um código que afastou os radicais. Afastou os radicais ruralistas, afastou os radicais ambientalistas e é um código que representa a média da opinião do Congresso Nacional e, portanto, representa a média da opinião dos brasileiros. 

(REPÓRTER) Outra matéria votada pelas comissões ao longo da semana foi a prorrogação da Desvinculação dos Recursos da União, a DRU, até 2015. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e, assim como o novo Código Florestal, aguarda a análise do Plenário do Senado. Já na Comissão de Direitos Humanos, foi aprovado o projeto de lei que obriga empresas que receberem benefícios fiscais nas principais competições que serão realizadas no Brasil, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas – a disponibilizar cotas de emprego para pessoas com deficiência. A Comissão de Relações Exteriores aprovou a indicação de embaixadores para a Coréia do Norte e Nova Zelândia, cinco acordos internacionais e ainda o projeto de lei que torna obrigatória a adição de marcadores químicos nas munições e insumos destinados a fabricação de armas de fogo. A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou projeto de lei que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, a iniciativa merece aplausos, pois segundo ele, ninguém está mais próximo do pequeno produtor que as cooperativas de crédito. 

(RICARDO FERRAÇO): Nada se compara à capilaridade, ao enraizamento e a presença do cooperativismo de crédito nos nossos municípios, nas nossas pequenas cidades Brasil afora.

(REPÓRTER): As comissões permanentes do Senado ainda aproveitaram a semana para votar as emendas ao Orçamento do próximo ano e realizar audiências públicas para discutir planos de saúde, os Estatutos do Motorista e da Juventude, merenda, transporte escolar e denúncias de superfaturamento nos contratos de obras de reforma e modernização da Repar, a refinaria presidente Getúlio Vargas.
25/11/2011, 00h32 - ATUALIZADO EM 25/11/2011, 00h32
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00