Governo pode destinar 10% do PIB para educação — Rádio Senado

Governo pode destinar 10% do PIB para educação

LOC: O GOVERNO BRASILEIRO PODERÁ DESTINAR O EQUIVALENTE A DEZ POR CENTO DO PRODUTO INTERNO BRUTO PARA A EDUCAÇÃO.

LOC: ISSO VAI ACONTECER SE O CONGRESSO NACIONAL PROMULGAR A EMENDA CONSTITUCIONAL APRESENTADA PELA SENADORA ÂNGELA PORTELA, DO PT DE RORAIMA. LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER): Na justificativa da proposta que muda o Artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a senadora Ângela Portela registra que o PIB deste ano está estimado em quatro trilhões de reais, e dez por cento disso será quatrocentos bilhões de reais. Segundo ela, esse dinheiro a ser aplicado na educação pode parecer muito, mas acredita que esse é o valor necessário para que o Brasil atenda às reivindicações da sociedade de um ensino público e gratuito e de qualidade, da pré-escola até o fim do ensino médio. Além disso, Ângela Portela lembra que o crescimento econômico exige profissionais bem formados.
(ÂNGELA PORTELA): Nós acreditamos que com o aumento desse investimento. Hoje o Brasil investe 5% do PIB. Com o dobro desse investimento, certamente, nós estaremos contribuindo para melhorar a qualidade de educação no nosso país. Isso é extremamente necessário. Nós precisamos de mão-de-obra qualificada. O Brasil está crescendo e esse crescimento exige que a população esteja mais preparada.
(REPÓRTER): De acordo com a proposta da senadora Ângela Portela, o aumento do investimento na educação será feito ano a ano, até alcançar o equivalente a dez por cento do Produto Interno Bruto em 2020. A proposta será examinada inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça.
21/10/2011, 04h40 - ATUALIZADO EM 21/10/2011, 04h40
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00