Subcomissão lançada vai propor leis para combater a violência — Rádio Senado

Subcomissão lançada vai propor leis para combater a violência

LOC: PROPOR NOVAS LEIS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NO PAÍS. ESSE É UM DOS OBJETIVOS DA SUBCOMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA INSTALADA NO SENADO, NESTA QUINTA-FEIRA.

LOC: A NOVA SUBCOMISSÃO VAI CONCILIAR SEUS TRABALHOS COM A COMISSÃO DE JURISTAS QUE VAI ELABORAR O ANTEPROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(REPÓRTER): A Subcomissão Permanente de Segurança Pública é presidida pelo senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. Ele lembrou que a Constituição assegura aos cidadãos o direito à segurança e os legisladores devem atuar para proporcionar à sociedade leis que reprimam a violência. Por isso, segundo Pedro Taques, um dos propósitos da subcomissão é reunir os projetos que tratam de segurança pública em análise no Senado, para selecionar as mais importantes e que devem ser votadas. Além disso, se preciso for, novas propostas serão apresentadas. Mas, o senador do PDT de Mato Grosso disse que há outra frente de atuação igualmente importante.
(PEDRO TAQUES): Nós tratemos da segurança sob duas lógicas. Uma lógica de políticas públicas. De criação de oportunidades para que o cidadão não pratique o crime e também sob uma outra lógica. A lógica da repressão. Repressão sem conteúdo político ideológico. Repressão como se encontra na Constituição da República.
(REPÓRTER): A Subcomissão Permanente de Segurança Pública vai funcionar junto à Comissão de Constituição e Justiça. E o presidente da CCJ, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, afirmou que o trabalho deve responder à reivindicação da sociedade por mais segurança.
(EUNÍCIO OLIVEIRA): O medo que assola a todos ao sair de casa às cinco horas da manhã. Muitas vezes às quatro horas da manhã para ir buscar o sustento na sua dignidade que é o trabalho. E muitos deles não conseguem voltar para a casa de forma digna por causa de violência que assola todo o país.
(REPÓRTER): O relator da Subcomissão Permanente de Segurança Pública é o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas e o vice-presidente o senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo.
20/10/2011, 03h42 - ATUALIZADO EM 20/10/2011, 03h42
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00