Benedito de Lira acredita que reforma vai oxigenar o Senado — Rádio Senado

Benedito de Lira acredita que reforma vai oxigenar o Senado

LOC: A REFORMA ADMINISTRATIVA VAI OXIGENAR O SENADO. É O QUE PENSA O RELATOR DA MATÉRIA, SENADOR BENEDITO DE LIRA, DO PP DE ALAGOAS.

LOC: NUMA ENTREVISTA À RADIO SENADO, NESTA TERÇA-FEIRA, ELE DISSE QUE ESTÁ CONVERSANDO COM VÁRIOS SETORES DA CASA ANTES DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(REPÓRTER): O projeto de reforma administrativa do Senado está desde o final de setembro com o senador Benedito de Lira, do PP alagoano. Designado relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, ele concorda com as recentes declarações do presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, que afirmou à Agência Senado que a reforma precisa "sacudir" a Casa. Benedito de Lira disse que esse é o desejo dos senadores com quem tem conversado.
(BENEDITO): Precisa oxigenar o Senado, precisa fazer o Senado realmente uma Casa dinâmica, uma casa que tenha realmente a importância que ela tem. Não uma casa apenas para aprovar ou rejeitar matéria. Para homologar as decisões que vêm do Poder Executivo ou pessoas que passam pela Câmara, como meros homologadores. Não! O Senado, como sendo a Casa da Federação, terá que realmente sacudir, oxigenar, fazer a coisa diferente.
(REPÓRTER): O relator disse que está examinando o trabalho feito pela subcomissão temporária que aprovou o texto da reforma administrativa em julho passado. Benedito de Lira informou que já recebeu reivindicações de servidores em relação a salários e equiparação de cargos, e está avaliando o que pode ser incluído na proposta. O senador acrescentou que vai fazer um estudo sobre o número total de funcionários da Casa, inclusive os terceirizados.
(BENEDITO): Nós precisamos fazer uma análise exatamente com muita tranquilidade no que diz respeito ao número de funcionários que tem no Senado Federal terceirizados. Então, a gente precisa fazer um confronto entre o quadro efetivo de servidores da Casa e esse caso de servidores terceirizados.
(REPÓRTER): Benedito de Lira trabalha com a previsão de o relatório da reforma administrativa ser votado na Comissão de Constituição e Justiça em meados de novembro. Ele acredita que a matéria deverá ser definitivamente aprovada pelo plenário até o final do ano.
11/10/2011, 11h28 - ATUALIZADO EM 11/10/2011, 11h28
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00