Senado comemora os 23 anos da Constituição Federal — Rádio Senado

Senado comemora os 23 anos da Constituição Federal

LOC: O SENADO DEDICOU O HORÁRIO DO EXPEDIENTE DA SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA À COMEMORAÇÃO DOS VINTE E TRÊS ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

LOC: DURANTE DEZOITO MESES, DEPUTADOS E SENADORES DISCUTIRAM COM REPRESENTANTES DOS MAIS DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE OS PRINCIPAIS ANSEIOS DA NAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

Era uma tarde de quarta-feira, em cinco de outubro de 1988, quando o então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, declarou promulgada a nova Constituição do país. Como lembrou o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, a constituição cidadã.
(ALVARO DIAS) Foi o reencontro do Brasil com o estado de direito democrático. E Ulysses Guimarães, ao empalmar a nova Constituição afirmou, no dia 5 de outubro de 88: Esta é a Carta da democracia, da justiça, a Constituição-Cidadã da liberdade. Que Deus nos ajude a cumpri-la.
(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, autor do requerimento para a comemoração, ressaltou outra parte do discurso do doutor Ulysses.
(RANDOLFE RODRIGUES) Certamente não é a Constituição perfeita, ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto à ela, discordar, sim; divergir, sim; descumprir, jamais; afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria.
(REPÓRTER) O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso do Sul, disse que 23 anos após a promulgação da Constituição, é preciso comemorar as conquistas que vieram, mas também há o que lamentar.
(PEDRO TAQUES) Nesses vinte e três anos, nós desprotegemos quem nos protege, ferimos quem nos acalenta, faltamos com quem nunca nos faltou, que é a Constituição da República.Tratamos nossa Constituição como se fosse provisória, vigente até a próxima alteração ou até a próxima eleição, até a próxima emenda ou, quem, sabe, até a hora em que, de tanto descumpri-Ia, resolvamos fazer outra para melhor descumprir.
(REPÓRTER) O senador José Sarney, do PMDB do Amapá, era presidente da República quando a Assembleia Nacional Constituinte foi instalada. Para ele, dois pontos da lei merecem destaque, por assegurar a estabilidade política e social no país.
(JOSÉ SARNEY) Essa Constituição de 1988 deve ser saudada porque ela implantou realmente no Brasil através desses dois capítulos dos direitos sociais e dos direitos civis uma sociedade democrática que possibilitou em cem anos de República termos um operário na Presidência e termos uma mulher na Presidência da República. Isso não significa que analisemos os nomes das pessoas, mas sobretudo o que representa.
(REPÓRTER) A Assembleia Nacional Constituinte foi instalada em primeiro de fevereiro de 1987. Dela participaram 559 parlamentares, entre deputados e senadores.
05/10/2011, 07h10 - ATUALIZADO EM 05/10/2011, 07h10
Duração de áudio: 02:48
Ao vivo
00:0000:00