CCT vota na próxima semana projeto que divide atribuições do MEC — Rádio Senado

CCT vota na próxima semana projeto que divide atribuições do MEC

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA PROJETO QUE DIVIDE AS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.  

LOC: CASO O PROJETO SEJA APROVADO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FICARIA RESPONSÁVEL SOMENTE PELO ENSINO BÁSICO, ENQUANTO A EDUCAÇÃO SUPERIOR SERIA TRANSFERIDA PARA O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.  

TÉC: O senador Cristovam Buarque prevê a falência do ensino no Brasil por falta de investimentos na educação básica, e por isso defende a divisão de atribuições entre os ministérios da educação e de ciência e tecnologia. Ele reconhece que as universidades e o ensino profissionalizante avançaram muito nos últimos anos, mas acredita que sem reforço na formação inicial dos alunos, eles não chegarão preparados ao ensino superior.
(CRISTOVAM) O governo Lula deu muito apoio às universidades, sem dúvida alguma. Que vai fracassar, porque por falta de educação de base, todas essas universidades que foram criadas vão ter alunos muito fragilizados. As próprias escolas técnicas vão fracassar. É melhor com elas que sem elas, não estou contra. Mas os alunos vão entrar sem saber regra de três, sem saber ler um texto.
(REPÓRTER) O senador do PDT do Distrito Federal apresentou um projeto que transforma o MEC em Ministério da Educação de Base. A gestão do ensino superior e tecnológico seria atribuição do Ministério da Ciência e Tecnologia. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, concorda com a ideia. Mas acredita que o Congresso não pode obrigar o governo federal a adotar a mudança.
(WALTER PINHEIRO) Tenho concordância com a matéria mas quero votar contrário ao projeto exatamente porque creio que essa forma, ela encontrará obstáculos para sua execução. Até da sua impossibilidade efetiva de você impor uma reestruturação que talvez não se encaixe dentro da estrutura organizada pelo Executivo.
(REPÓRTER) O projeto será analisado na próxima semana por sugestão do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas. Caso receba o aval dos senadores da CCT, o projeto ainda deve ser analisado pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça. 

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVARAM NESTA QUARTA UM PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O FIM DA TRANSMISSÃO DE PROGRAMAS RELIGIOSOS NOS CANAIS DA E-B-C, EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. É O CASO, POR EXEMPLO, DA RÁDIO NACIONAL E DA TV BRASIL. 

LOC: O COLEGIADO APROVOU AINDA UM ATO PARA TORNAR MAIS CLARAS AS REGRAS PARA VOTAÇÃO DE CONCESSÕES DE RÁDIO E TELEVISÃO.
LOC: AS MENSAGENS DEVERÃO TRAZER INFORMAÇÕES COMPLETAS DE TODOS OS SÓCIOS E ACIONISTAS. ALÉM DISSO, A COMISSÃO VAI CRIAR UM BANCO DE DADOS DE INFORMAÇÕES DE QUEM TEM PARTICIPAÇÃO EM EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO.
14/09/2011, 01h38 - ATUALIZADO EM 14/09/2011, 01h38
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00