Bombeiros do RJ vêm a Brasília defender proposta que cria piso único — Rádio Senado

Bombeiros do RJ vêm a Brasília defender proposta que cria piso único

LOC: OS BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO ESTARÃO EM BRASÍLIA NESTA TERÇA-FEIRA PARA DEFENDER A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE ANISTIA OS GREVISTAS E DA PROPOSTA QUE CRIA PISO SALARIAL ÚNICO PARA A CATEGORIA E PARA OS POLICIAIS.
 
LOC: O SENADOR LINDBERGH FARIAS AFIRMOU QUE O ARQUIVAMENTO DOS PROCESSOS PELA GREVE DE JUNHO SÓ SERÁ VOTADO EM AGOSTO. MAS OBTEVE A GARANTIA DA SANÇAÕ IMEDIATA DO PROJETO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TEC: (0711 Lindbergh) Um grupo de mil bombeiros do Rio de Janeiro vem a Brasília defender a votação de dois projetos. O primeiro é a Proposta de Emenda à Constituição que cria o piso salarial único das polícias civil e militar e do Corpo de Bombeiros. O projeto está na Câmara dos Deputados e enfrenta resistências por parte dos governadores e da União, que terão de bancar os vencimentos dos profissionais da segurança pública. A outra proposta defendida pelos bombeiros é a que garante anistia para os grevistas que foram presos em junho no Rio de Janeiro, ao pedir melhorias salariais. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um projeto que livrava os manifestantes de processos penais e administrativos. Mas os deputados votaram outro projeto, incluindo policiais militares na anistia, por considerar que seria aprovado mais rapidamente. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, antecipou que a iniciativa dos deputados ainda não chegou ao Senado e só será votada na primeira semana de agosto, já que o recesso parlamentar será de 19 a 31 de julho. Mas Lindbergh Farias já obteve da presidente da República, Dilma Rousseff, a garantia de que a sanção da anistia será imediata. (Lindbergh) Tenho falado para todos os bombeiros que estão aqui que não existe risco. Essa já é uma vitória dos bombeiros. A anistia é uma realidade. A votação final deverá ocorrer na primeira semana de agosto. Existe uma posição unânime de senadores e deputados quanto à justeza da anistia . A gente quer com isso ajudar a resolver o problema dos bombeiros do Rio. Tem a negociação salarial deles com o governo do estado e a anistia. Isso aqui nós vamos resolver. REP: O projeto aguarda o prazo de recursos para ser encaminhado ao Senado, pois não será votado pelo plenário da Câmara, apenas pela Comissão de Constituição e Justiça.
11/07/2011, 01h17 - ATUALIZADO EM 11/07/2011, 01h17
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00