Sarney acha que Casa não deve estipular prazo para votação da proposta — Rádio Senado

Sarney acha que Casa não deve estipular prazo para votação da proposta

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, ACREDITA QUE A CASA NÃO DEVE ESTIPULAR UM PRAZO PARA A VOTAÇÃO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.
 
LOC: A BANCADA RURALISTA ESPERA APROVAR A PROPOSTA ATÉ JULHO, MAS O LÍDER DO GOVERNO AVALIA QUE SERÃO NECESSÁRIOS ATÉ SEIS MESES PARA O SENADO CONCLUIR O PROCESSO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: Além da questão de mérito, outra polêmica envolvendo o projeto do novo Código Florestal será o prazo de votação no Senado. A senadora Kátia Abreu, do Democratas do Tocantins, defende que a proposta seja apreciada em plenário ainda no primeiro semestre, antes do recesso de julho. Ela, que integra a chamada bancada ruralista, argumenta que os senadores acompanharam todo o debate durante a votação do projeto na Câmara dos Deputados. Por outro lado, a bancada ambientalista quer discutir o projeto com calma, na tentativa de modificar a versão aprovada pelos deputados. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, não quis definir uma data para a votação do Código Florestal, ao destacar o compromisso dos senadores de apresentar uma nova proposta. (Sarney) Acho que vamos utilizar o tempo que for necessário para que a questão seja totalmente debatida. Que ninguém depois possa reclamar que não teve tempo para debater. Quantos meses vamos levar nisso, não sei. Uma coisa é verdade, não podemos levar nem pouco tempo nem muito tempo. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, também evitou estabelecer um prazo. Mas adiantou que a discussão não ocorrerá em 45 dias, como espera a bancada ruralista. (Jucá) Acho que não podemos marcar data. O Ideal é votarmos o mais rapidamente possível dentro do regime de discussão. Estou pedindo a prorrogação por seis meses do decreto porque além de discutirmos aqui no Senado, se houver modificações, o que vai acontecer, essa matéria precisará votar à Câmara dos Deputados e será preciso um pouco de prazo. Portanto, acho que seis meses é um bom prazo. Mas é claro que tentaremos votar o mais rapidamente possível. REP: A presidente Dilma Rousseff deverá se manifestar até sexta-feira, dia 10, sobre o pedido de Jucá para prorrogar o decreto que anistia produtores que usaram Área de Preservação Permanente. Antes de chegar ao Plenário, o novo Código Florestal será votado pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária; de Constituição e Justiça; e de Meio Ambiente.
03/06/2011, 01h26 - ATUALIZADO EM 03/06/2011, 01h26
Duração de áudio: 02:10
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00