Oposição ainda não tem assinaturas suficientes para investigar Palocci — Rádio Senado

Oposição ainda não tem assinaturas suficientes para investigar Palocci

LOC: A OPOSIÇÃO ACREDITA QUE VAI ALCANÇAR O NUMERO MÍNIMO DE ASSINATURAS PARA CRIAR A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRIO E INVESTIGAR O AUMENTO DE PATRIMÔNIO DO MINISTRO ANTONIO PALOCCI DA CASA CIVIL. 

LOC: DEPUTADOS E SENADORES TAMBÉM SE MOBILIZAM PARA QUE O MINISTRO PRESTE ESCLARECIMENTOS AO CONGRESSO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A coleta de assinaturas para a criação da comissão parlamentar mista de inquérito para investigar o aumento de patrimônio do ministro Antonio Palocci conseguiu a adesão de 18 senadores. Até a quinta-feira eram 20 assinaturas, mas o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, anunciou a retirada da assinatura dele e do senador Clésio Andrade, do PR de Minas Gerais. O líder do PSDB do senado Álvaro Dias, do Paraná, informou que alguns senadores decidiram esperar a resposta do ministro aos questionamentos do procurador geral da união, Roberto Gurgel. (Álvaro Dias) "Alguns deles preferiram aguardar a resposta do ministro. Se eventualmente a resposta do ministro não for satisfatória esses senadores assinarão o requerimento e o número de assinaturas será suficiente no senado pelo menos para viabilizar a CPI." (Ana) Para que a CPI mista seja instalada, é preciso a assinatura de 27 senadores e de 171 deputados. Se não conseguir as assinaturas dos deputados a oposição estuda a apresentação de um pedido para que a investigação aconteça apenas no senado. Além da mobilização para a instalação da CPI, a oposição apresentou dois requerimentos pedindo que o Ministro venha ao Congresso prestar esclarecimentos. A primeira, de autoria do senador Álvaro Dias, foi apresentada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e deve ser votada na próxima reunião. A segunda, de autoria do deputado Efraim Filho, do democratas da Paraíba, está na pauta de votações da próxima reunião da Comissão Mista de Orçamento.
27/05/2011, 01h30 - ATUALIZADO EM 27/05/2011, 01h30
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00