CCJ examina propostas da Reforma Política a partir de quarta-feira — Rádio Senado

CCJ examina propostas da Reforma Política a partir de quarta-feira

LOC: REFORMA POLÍTICA, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO SETOR BANCÁRIO, FUSO HORÁRIO DO ACRE E CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO MEC.  

LOC: ESSES SÃO ALGUNS DOS DESTAQUES NAS COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO PARA A PRÓXIMA SEMANA/ ESTA SEMANA. ACOMPANHE A AGENDA COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

Nesta segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa abre a semana de trabalho no Senado às 9 horas, com uma audiência pública sobre o ¿Mapa da Diversidade do Setor Bancário¿, elaborado para promover a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros. Entre os convidados estão a ¿Ministra Luiza Bairros, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e ¿Murilo Portugal Filho, Presidente da Diretoria Executiva da FEBRABAN, Federação Brasileira dos Bancos. No início da noite, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional promove o sétimo painel de debates sobre geopolítica mundial. O tema será: ¿a influência da China e da Al-qaeda na África setentrional e meridional. Na terça-feira, em reunião Conjunta das comissões de Assuntos Econômicos, Constituição e Justiça e Relações Exteriores, mais uma tentativa de resolver a questão do fuso horário do Acre. Pode ser votado o projeto que devolve ao estado o fuso com duas horas de diferença em relação a Brasília. Os senadores votam também as emendas que estendem a mudança de horário a alguns municípios do Amazonas e Pará. Ainda na terça, às 10 horas, a Comissão de Assuntos Econômicos pode votar 13 itens. Entre eles, projeto que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. E o ministro da Educação, Fernando Haddad, fala aos senadores da Comissão de Educação, sobre o conteúdo de livros didáticos aprovados pelo MEC. Segundo o requerimento para a audiência pública, o material traz críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso e elogios ao ex-presidente Lula. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que vai pedir que os livros sejam recolhidos. (ÁLVARO DIAS 0517A03) Sobretudo em razão do proselitismo político, um livro didático não se presta a elogiar um líder político e a criticar outro (REP) O material contra Homofobia que seria distribuído às escolas e o ensino da língua portuguesa na educação de base são assuntos em pauta na adiência com Haddad. Já na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça se reúne às 10 horas para tratar da reforma política, cujos projetos serão agora examinados com prioridade. É o que afirma o presidente da CCJ, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará (EUNÍCIO 0525D06) faríamos uma sessão de debates dessas matérias que foram lidas pelos senadores. para termos uma sessão inteira exclusiva para o debate dessas matérias. (REP)Também na quarta, a Comissão de Ciência e Tecnologia pode votar 25 itens. Um deles é o ato que proíbe senadores de relatar concessões de rádio e TV de seus próprios estados. Outro, permite a propaganda eleitoral pela Internet.
27/05/2011, 01h31 - ATUALIZADO EM 27/05/2011, 01h31
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00