Senadores do estado querem retorno do antigo fuso horário — Rádio Senado

Senadores do estado querem retorno do antigo fuso horário

LOC: SENADORES DA BANCADA DO ACRE ESPERAM QUE O SENADO VOTE, JÁ NESTA TERÇA-FEIRA, O PROJETO QUE REESTABELECE PARA O ESTADO O FUSO HORÁRIO DE DUAS HORAS A MENOS EM RELAÇÃO A BRASÍLIA.

LOC: O RETORNO AO ANTIGO HORÁRIO FOI DECIDIDO PELA POPULAÇÃO ACREANA EM REFERENDO REALIZADO NO ANO PASSADO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

Desde 1913, a população do Acre se acostumou a acertar os ponteiros de seus relógios com duas horas de atraso em relação ao horário oficial de Brasília. Em 2008, isso mudou, com a aprovação de um projeto de lei que determinou um novo fuso horário para o estado, com apenas uma hora de diferença em relação à capital federal. A mudança, porém, não foi bem recebida pelos cidadãos acreanos. Num Referendo promovido em 2010, quase 57 por cento dos eleitores decidiram que o fuso horário local deveria voltar ao padrão anterior, ou seja, de duas horas a menos do que o de Brasília. Essa decisão popular pode ser confirmada pelo Senado nesta terça-feira, quando três comissões da Casa devem votar um projeto que reestabelece o antigo fuso horário do estado. Na avaliação do senador Jorge Viana, do PT acreano, é preciso respeitar a decisão tomada pela população. (JORGE VIANA) Na CCJ nós aprovamos uma resolução de que ele iria tramitar de maneira acelerada, esse processo de fazer com que uma lei possa garantir o que ficou decidido no referendo, e eu acredito que agora é possível a gente resolver definitivamente esse assunto, até para que as pessoas parem de fazer uso partidário, político, de um tema que diz respeito à vida do cidadão acreano. (Celso) Também o senador Sérgio Petecão, do PMN do Acre, defende uma rápida aprovação do projeto. (SERGIO PETECÃO) O povo do Acre se manifestou através do referendo, eu espero que não seja nenhum tipo de mecanismo, nenhum tipo de protelação, a população está esperando numa expectativa muito grande, essa foi uma decisão que o povo foi às urnas e se manifestou de uma forma democrática, para que possa voltar o horário. (Celso) A matéria será votada em reunião conjunta das comissões de Comissão de Constituição e Justiça, de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. E como na CCJ o texto é analisado em caráter terminativo, caso seja aprovado nesta terça-feira poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.
23/05/2011, 06h53 - ATUALIZADO EM 23/05/2011, 06h53
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00