Valadares quer unificar eleições para todos os cargos do Executivo e Legislativo — Rádio Senado

Valadares quer unificar eleições para todos os cargos do Executivo e Legislativo

LOC: AS ELEIÇÕES PARA TODOS OS CARGOS DO EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO DEVEM OCORRER NO MESMO DIA. É O QUE DEFENDE O SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES, DO PSB DE SERGIPE. 

LOC: O SENADOR ANUNCIOU QUE VAI APRESENTAR PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL PARA FAZER COINCIDIR OS PERÍODOS DOS MANDATOS ELEITORAIS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Se a Proposta de Emenda Constitucional for aprovada, as eleições para vereador e prefeito seriam realizadas na mesma data das eleições para deputado, senador, governador e presidente da República. Para permitir a coincidência nas datas, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 teriam mandatos de dois anos. Em 2018, ocorreriam as eleições gerais, de vereador a presidente. O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que vai apresentar a PEC, disse que a emenda permitiria uma economia de dinheiro, principalmente se entrar em vigor o financiamento público de campanha ¿ como proposto pela comissão da reforma política. Ainda na opinião de Antônio Carlos Valadares, a coincidência de datas facilitaria o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral e garantiria mais qualidade ao processo eleitoral. (ACV)Tenho certeza de que não se gasta menos que R$1 bilhão em cada eleição, só com as despesas do Tribunal Superior Eleitoral, sem falar no financiamento das campanhas dos candidatos a cargos eletivos. Ora, se essa eleição for realizada de uma só vez, muitas escolas serão construídas, muitos postos de saúde poderão surgir, muitas estradas poderão ser construídas, muitas pontes poderão ser erguidas.(REP) Para que uma Proposta de Emenda Constitucional seja apresentada no Senado, é necessário o apoio de 27 senadores. Em seguida, deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e tem de ser aprovada em dois turnos no plenário do Senado, depois na Câmara dos Deputados, com um mínimo de três quintos dos votos de cada Casa. 
09/05/2011, 12h36 - ATUALIZADO EM 09/05/2011, 12h36
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00