Comissão de Reforma Política tem até maio para apresentar projetos de lei — Rádio Senado

Comissão de Reforma Política tem até maio para apresentar projetos de lei

LOC: A COMISSÃO ESPECIAL DA REFORMA POLÍTICA TERÁ ATÉ O DIA 20 DE MAIO PARA APRESENTAR AO SENADO, NA FORMA DE PROJETOS DE LEI, AS DECISÕES JÁ APROVADAS.

LOC: O PRESIDENTE DO COLEGIADO ENTREGOU NESSA QUARTA-FEIRA PARA O SENADOR JOSÉ SARNEY UM RELATÓRIO DOS TEMAS DEBATIDOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TEC: Após quarenta e cinco dias de discussões, o presidente da Comissão Especial da Reforma Política, senador Francisco Dornelles, do PP do RJ, entregou ao presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, um relatório com todos os itens aprovados pelo colegiado. Entre eles, estão o financiamento público de campanha; a lista fechada, em que o eleitor vota no partido e não mais nos candidatos a deputados e vereadores; e o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeitos, que passam a ter um mandato de cinco anos. E José Sarney decidiu prorrogar até o dia 20 de maio o funcionamento da comissão, para que os integrantes transformem em projetos de lei o resultado do trabalho. (Sarney) REP: A etapa será transformar essas decisões em projetos de lei que vão ser submetidos ao Plenário. A Reforma Política, nós faremos e vamos romper com todas as resistências que encontrarmos. Na verdade, é uma necessidade e uma exigência de toda nação de que ela seja votada. REP: O presidente da Comissão Especial da Reforma Política, senador Francisco Dornelles, concorda com a transformação da proposta em vários projetos. Ele teme que se as mudanças foram incluídas numa única proposta, há o risco de ela não ser votada. (Dornelles) REP: O presidente José Sarney vai pedir apoio dos líderes partidários para que os projetos aprovados pela Comissão Especial da Reforma Política sejam votados diretamente pelo Plenário, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça.  


13/04/2011, 01h51 - ATUALIZADO EM 13/04/2011, 01h51
Duração de áudio: 02:01
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00