Sarney crê que votações serão retomadas após definição nas comissões — Rádio Senado

Sarney crê que votações serão retomadas após definição nas comissões

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO ACREDITA QUE AS VOTAÇÕES DA CASA SERÃO RETOMADAS APÓS A ESCOLHA DOS SENADORES QUE VÃO COMANDAR AS COMISSÕES PERMANENTES. 

LOC: MAS O GOVERNO DEVE TENTAR VOTAR UMA MEDIDA PROVISÓRIA E AINDA APROVAR NA PRÓXIMA SEMANA A INDICAÇÃO DO NOVO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 

TÉC: Os senadores ainda precisam cumprir com um ritual para que as votações na Casa possam ocorrer. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, explicou que a próxima etapa depois de eleita a Mesa Diretora é a escolha dos presidentes das onze Comissões Permanentes. É na reunião desses colegiados que todos os projetos de lei são discutidos e muitos debates relevantes para o país são travados. Segundo o Regimento, a definição dos presidentes das comissões obedece, sempre que possível, ao tamanho das bancadas. José Sarney acredita num entendimento entre os partidos, mas não de imediato. Ele minimizou, no entanto, a disputa entre o PT e o PSDB pela Comissão de Infraestrutura. (Sarney) Acho que não. É da essência do Parlamento o conflito entre os partidos. Mas no fim, é um terreno comum de interesse público e todos se entendem. Acredito que até a próxima semana não teremos as Comissões formadas e suas Mesas constituídas. É um exemplo que temos de outras Legislaturas. Sempre esse processo se faz entre duas e três semanas. (REP) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, não acredita que o PT e o PMDB vão indicar um senador para o comando da Comissão de Infraestrutura. Ele lembrou que regimentalmente a escolha é do PSDB. Álvaro Dias afirmou que se o partido ficar sem a presidência do colegiado, o governo terá dificuldades com as votações em Plenário. (Álvaro Dias) É evidente que se houver uma disputa que desrespeite a proporcionalidade, portanto, uma tentativa de dizimar a oposição. Estou dizendo que não acredito que isso não vá ocorrer. Mas se isso ocorrer a conseqüência será a dificuldade da votação das medidas provisórias num primeiro momento. (REP) O vice-líder do PMDB, Valdir Raupp, de Rondônia, também acredita num acordo entre os partidos para a indicação das presidências da Comissão. Segundo ele, haverá uma tentativa de votação no Plenário da medida provisória que trata de assuntos econômicos. (Raupp) É uma semana de ajuste. Mas é possível fazer isso na terça. E já na quarta, o líder do governo, Romero Jucá, gostaria de votar medidas provisórias. Há uma possibilidade desse entendimento até terça-feira para na quarta-feira, liberarmos para votações. (REP) Também na lista de prioridade nesses primeiros dias de funcionamento do Senado está a indicação do ministro Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal. O magistrado precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça e ter o nome aprovado pelo Plenário do Senado.
04/02/2011, 11h53 - ATUALIZADO EM 04/02/2011, 11h53
Duração de áudio: 02:46
Ao vivo
00:0000:00