Líderes começam a elaborar pauta de votações no Senado
LOC: COM A ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO, LÍDERES PARTIDÁRIOS COMEÇAM A ELABORAR A PAUTA DAS PRIORIDADES DE VOTAÇÕES NO SENADO.
LOC: DOIS TEMAS SÃO UNANIMIDADE ENTRE OS PARTIDOS: A REFORMA POLÍTICA E A REFORMA TRIBUTÁRIA. A PAUTA SOCIAL TAMBÉM ESTÁ ENTRE OS DESTAQUES.
TEC 0202 C02 T:2¿49¿¿ (PAULA/RENAN/ROMERO JUCÁ/ÁLVARO DIAS/ MARINOR) ¿ Não foi à toa que o plenário aplaudiu a presidente Dilma Rousseff quando ela pediu prioridade para as reformas política e tributária, durante seu discurso na abertura do Ano Legislativo. Os dois temas foram promessas de campanha de muitos parlamentares e o debate pode começar logo. Para os líderes partidários, não há mais como esperar. No Senado, as duas reformas deverão ocupar o primeiro lugar entre as preocupações dos partidos. Para o líder do PMDB, senador Renan Calheiros, de Alagoas, o Congresso deve trabalhar para fazer o país caminhar. (RENAN) As prioridades são estas que estão postas, nós precisamos continuar no aperfeiçoamento institucional, fazer a reforma política, a reforma tributária, desonerar a folha, enfim, colaborar com tudo que solte a economia, que deixe o país caminhar. (PAULA) O líder do Governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirma que, além das reformas, o Congresso deve votar propostas de desenvolvimento a longo prazo, com a devida atenção à questão ambiental. (JUCÁ) Tem que ser uma política para o futuro, não apenas pontual, nós temos a questão do desenvolvimento sustentável, do controle ambiental, da reforma tributária, da reforma política, são temas do crescimento da economia, da geração de empregos, da atividade econômica sendo fortalecida, a responsabilidade fiscal tem que ser preservada. Então são desafios que se somam a tudo aquilo que já avançou. (PAULA) Na opinião do líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, a proposta da reforma política já está pronta para ser debatida. De acordo com o líder, o Congresso precisa criar uma comissão especial para tratar do tema. (ÁLVARO DIAS) Nós temos projetos que são pontuais, que são essenciais, mas o macro diz respeito às reformas. A reforma política, por exemplo, os pontos essenciais foram aprovados pelo Senado há algum tempo. E pararam na Câmara e desapareceram. Agora nós temos que retomar esse processo. Nós esperamos a constituição de uma comissão especial para tratar do assunto. (PAULA) A pauta social também vai ser prioridade, segundo a líder do PSOL, senadora Marinôr Brito, do Pará. Segundo ela, além do debate sobre Direitos Humanos, o Plano Nacional de Educação deve movimentar o Parlamento. (MARINOR) Vamos estar negociando a ocupação de espaços nas comissões mais importantes da Casa e em comissões que tratam de assuntos sociais. Como Direitos Humanos, violência sexual contra crianças e adolescentes e educação. Esse é o ano que nós vamos debater aqui o Plano Nacional de Educação que precisa dar uma reviravolta no seu ordenamento nacional, na sua síntese nacional do que os educadores no Brasil estão debatendo. (PAULA) A expectativa é que os parlamentares retomem as votações após a escolha dos presidentes e vice-presidentes das comissões, que deve ocorrer na próxima semana. Da Rádio Senado,
Tópicos: