CAE recebe ministro Henrique Meirelles na terça-feira — Rádio Senado

CAE recebe ministro Henrique Meirelles na terça-feira

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS RECEBE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, MINISTRO HENRIQUE MEIRELLES.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM PODEM VOTAR A CRIAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE ABASTECIMENTO E A PADRONIZAÇÃO DOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA.

A política monetária do Banco Central vai ser o assunto do debate entre o ministro Henrique Meirelles e os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos. A reunião, marcada para as dez da manhã desta terça-feira, atende ao que determina uma resolução aprovada pelo Senado em 2007, que prevê audiências públicas periódicas na CAE com o presidente do Banco Central. Assim como aconteceu em outras oportunidades, a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 10,75% ao ano, deve fazer parte das discussões. Na última vez que Meirelles foi à comissão, em abril, a Selic estava em 8,75%. E ele disse que a falta de estabilidade na economia, e não os juros altos, é que afasta os investimentos. (MEIRELLES) O que se teme quando, por exemplo, há um aumento da Selic, ¿agora não vai ter investimento no país¿, não é verdade. Na medida que se assegura estabilidade econômica, inflação na meta e etc, nós temos um aumento de investimentos. (REPÓRTER) Logo depois da audiência pública com Henrique Meirelles, a Comissão de Assuntos Econômicos deve votar autorização para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social obtenha empréstimo externo de um bilhão de dólares para financiar um programa de apoio às micro, pequenas e médias empresas. O dinheiro virá do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. No mesmo dia, tem reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, que pode votar o projeto que cria a Política Nacional de Abastecimento. De autoria do senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, a proposta tem como objetivo garantir estoques suficientes de alimentos, água, medicamentos e energia para suprir demandas nacionais ou de determinadas regiões. A relatora, Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, recomenda a aprovação do projeto. (MARISA) Acredito que é uma política muito ampla e necessária ao país. Hoje, eu sei, nós temos dificuldades de armazenagem de álcool no país. Eu desconheço grandes estruturas para armazenamento de medicamentos. (REPÓRTER) Também tem relatório pela aprovação a padronização dos boletins de ocorrência em todo o País. O projeto está na pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça, que se reúne nesta quarta. O autor da proposta é o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia. Ele quer que um formulário-padrão esteja na internet para acabar com o que chamou de "bagunça", em que cada estado tem regras próprias de preenchimento do boletim policial. (RAUPP) Isso vai facilitar muito o trabalho e o arquivamento dessas informações. Estava uma verdadeira bagunça em todo o Brasil. Nós entramos com esse projeto para a padronização desses formulários. (REPÓRTER) A pauta da CCJ tem ao todo 81 itens. Entre eles, o que aumenta a punição para quem desviar dinheiro das áreas de saúde e educação e o que autoriza o governo a implantar o serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar.
01/10/2010, 01h20 - ATUALIZADO EM 01/10/2010, 01h20
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00