Oposição vai insistir no requerimento para ouvir ex-ministra — Rádio Senado

Oposição vai insistir no requerimento para ouvir ex-ministra

LOC: A OPOSIÇÃO NO SENADO VAI INSISTIR NO REQUERIMENTO PARA OUVIR EX-MINISTRA DA CASA CIVIL, ERENICE GUERRA, NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. 

LOC: O LÍDER DO GOVERNO AFIRMOU QUE A DENÚNCIA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA SERÁ INVESTIGADA PELA POLÍCIA FEDERAL, E NÃO PELO SENADO. 

TÉC: O pedido de demissão da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, não fez a oposição desistir de ouvi-la na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, antecipou que deverá trocar o requerimento já apresentado à comissão para que Erenice fale das denúncias de tráfico de influência. Por não ser mais autoridade, a ex-ministra não pode ser convocada, apenas convidada. Para Álvaro Dias, a saída de Erenice do Palácio do Planalto não encerra a crise envolvendo as denúncias de tráfico de influência. O senador tucano acredita que a audiência na comissão dará mais agilidade e transparência às investigações feitas pela Polícia Federal. (Alvaro): De qualquer maneira, o requerimento ficará na pauta e se houve exigência, alteramos para convite. O importante é que a Comissão se posicione e nós queremos e achamos muito importante que ela fale. O Senado tem que pedir explicações. É claro que ela será investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Mas numa Comissão do Senado conferimos maior transparência. (Repórter) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, avisou que a base aliada está preparada para derrubar o pedido de explicações de Erenice Guerra. No entendimento de Jucá, as denúncias já investigadas pela Polícia Federal não devem ser tema de discussão da Comissão de Constituição e Justiça. (Jucá) Na minha avaliação, o governo tomou todas as providências necessárias: afastou a ministra. Portanto, perde objeto o requerimento do senador Álvaro Dias. Não tem nenhum meio de convocar uma pessoa que não é mais funcionária do primeiro escalão. O governo continua investigando tanto na Comissão de Ética quanto na Polícia Federal. Portanto, não há motivo para esse tipo de requerimento a não ser que seja apenas a necessidade de se fazer um movimento eleitoral. (Repórter) A Polícia Federal só vai ouvir a ex-ministra Erenice Guerra, que perdeu o foro privilegiado, caso as investigações apontem para a participação dela no esquema do tráfico de influência. Os policiais estão analisando os contratos supostamente firmados por Israel Guerra, filho de Erenice, com a Agência Nacional de Aviação Civil e com os Correios. E vão pedir ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social informações sobre a suposta intermediação dele em financiamento de projetos. O inquérito deve ser concluído em 60 dias.
17/09/2010, 01h29 - ATUALIZADO EM 17/09/2010, 01h29
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00