Oposição quer manter depoimento de ex-ministra — Rádio Senado

Oposição quer manter depoimento de ex-ministra

LOC:  ERENICE GUERRA DEIXOU O CARGO DE MINISTRA CHEFE DA CASA CIVIL NESTA QUINTA-FEIRA, DEPOIS DE VÁRIOS DIAS ENFRENTANDO ACUSAÇÕES DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA.

LOC: A OPOSIÇÃO NO SENADO HAVIA APRESENTADO UM PEDIDO DE CONVOCAÇÃO DE ERENICE PARA ESCLARECER DENÚNCIAS DE QUE O FILHO DELA, ISRAEL GUERRA, TERIA SIDO PAGO PARA DEFENDER INTERESSES DE COMPANHIAS PRIVADAS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL.
 
LOC: SENADORES COMENTARAM A SAÍDA DA MINISTRA DA CASA CIVIL. A OPOSIÇÃO AFIRMA QUE O PEDIDO DE DEMISSÃO NÃO ENCERRA A CRISE. JÁ GOVERNISTAS AFIRMAM QUE A MEDIDA FOI ACERTADA NA RETA FINAL DA CAMPANHA PRESIDENCIAL.

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, confirmou a saída da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, do governo. O pedido de demissão foi motivado pelas denúncias de tráfico de influência. Segundo acusações publicadas na imprensa, o filho dela, Israel Guerra, teria cobrado propina para ajudar uma transportadora de cargas a fechar contratos milionários com os Correios. Na carta, Erenice disse ser vítima de um ¿vale-tudo¿ eleitoral, e que precisava deixar o governo para ¿apresentar a verdade dos fatos¿. Em função das acusações, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, havia apresentado um requerimento de convocação de Erenice para falar sobre o caso na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas ele terá de protocolar outro pedido, já que agora que não é mais autoridade, ela só pode ser convidada, e não convocada. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, declarou que a saída da ministra não encerra a crise do Palácio do Planalto. (Flexa) O fato de ela ter pedido demissão já é uma demonstração daquilo que temos denunciado há muito tempo: o uso da máquina pelo partido. Não basta esclarecer a fundo o episódio de agora, mas os que vem de 7 anos para cá. (Repórter) Para o senador Inácio Arruda do PC do B do Ceará, o pedido de demissão foi acertado, já que a oposição não usará mais essa crise para tentar atingir a candidatura do PT à Presidência da República. (Inácio) (Repórter) Não poderíamos deixar que a ministra continuasse sangrando a própria candidata ou criando clima para a oposição sangrar a candidata. O tiroteio no rádio e na TV é violentíssimo, embora não esteja fazendo efeito. Mas preventivamente ela se ausenta, se afasta, se investiga e preventivamente se não tiver nenhum problema na investigação, até volta. É melhor que preventivamente se afaste para garantir que haja no processo. Erenice Guerra será substituída temporariamente pelo secretário-executivo da Casa Civil, Carlos Eduardo Lima. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá escolher nos próximos dias o titular da pasta. Entre as pessoas mais cotadas está Miriam Belchior, atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento.
16/09/2010, 02h42 - ATUALIZADO EM 16/09/2010, 02h42
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00